Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

12ª FEAPA - Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras do Tocantins Inicia Nesta Quinta Feira (16), com Extensa Programação

Data do post: 15/05/2019 13:55:15 - Visualizações: (1029)

Shows, Rodeios, Cavalgada, Workshops, Cursos, Palestras, Torneios, Exposição de Produtos da Agricultura Local, Muito Artesanato Regional e Barracas com Comidas Típicas marcarão o evento deste ano que promete bater o recorde de visitantes na cidade de Palmeiras durante seus quatro dias de eventos.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brAo longo dos últimos 12 anos, a FEAPA se tornou um dos maiores eventos da Região do Bico do Papagaio e também do Estado do Tocantins, possuindo local próprio, a FEAPA acontece no Parque de Exposição da Agricultura Familiar “Bentinho da Silva Bezerra”, na rodovia TO 415, km 28, em Palmeiras do Tocantins (TO).

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brO evento é uma realização do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (IDEP), Prefeitura Municipal de Palmeiras do Tocantins, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo do Tocantins entre outros parceiros.

Para este ano, o IDEP preparou uma programação mais que especial para os participantes. Com quatro dias, e data marcada entre 16 e 19 de Maio, o evento já teve início com alguns cursos que estão sendo demonstrados no parque Bentinho Bezerra, dentre eles o Workshop da Beleza (Maquiagem e Corte de Cabelo, Design de Sobrancelha), Workshop de Pano de Prato em Patch Aplique, ambos com parceria junto ao SETAS. Também já está acontecendo o curso de inseminação artificial em Bovinos através do Origine Group.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brNossa equipe de reportagem esteve em Palmeiras para averiguar de perto como está o andamento dos preparativos para o evento, onde encontramos a prefeita Nalva Braga que gentilmente nos concedeu uma entrevista falando sobre a programação da Feapa.

Perguntada sobre o que  se esperar do evento deste ano a prefeita disse: "A FEAPA já se consolidou como um dos mais importantes eventos de apoio à agricultura familiar do Estado do Tocantins, faltam apenas dois dias e nós já estamos aqui a todo vapor, os cursos de qualificação profissional para geração de renda já se iniciaram, curso de inseminação artificial, workshop da beleza, cabeleireira, maquiagem, design de sobrancelha, curso de artesanato, e nós estamos aí montando toda essa estrutura que você está vendo, a nossa expectativa Foto Divulgação: IDEPde receber um público de 20 a 25 mil pessoas em quatro dias de evento, a programação está bem variada na vitrine do agricultor,  nas unidades demonstrativas os visitantes e agricultores terão a oportunidade de aprender muita coisa de inovação tecnológica de produção de baixo custo, e esse ano nós temos uma novidade também que a agroindústria, que nós vamos instalar aqui na feira onde o agricultor e o visitante poderão participar do mini curso de beneficiamento de hortaliças e mandioca congelada, enfim, nós temos aí o torneio leiteiro, rodeio, a tradicional cavalgada no sábado (18), olimpíadas rurais e muitas outras atrações". Explicou Nalva.

A prefeita falou ainda de uma novidade que será apresentada na feira, que é o supermercado do agricultor, onde a comercialização dos produtos serão feitos através da negociação de uma moeda local própria. "No supermercado do Agricultor, os agricultores durante os quatro dias, eles comercializam os seus produtos como abóbora, banana, o Milho, e no último dia no domingo, aquilo que ele não conseguiu vender ele se dirige até o Supermercado, pesa o produto e com uma moeda local que nós temos, ele consegue comprar esse produto com essa moeda local, então ele volta para casa com o conhecimento aperfeiçoada através dos cursos e palestras, com dinheiro no bolso e com produtos da cesta básica para passar de três a quatro meses sem precisar e fazer compra no mercado convencional. A gente tem também uma praça de alimentação com comidas típicas aí para todos os gostos e shows, na abertura teremos o show com irmão Lázaro e logo em seguida Toca do Vale, na sexta nós teremos um show sertanejo, no sábado nós teremos outro show de Forró e Vaquejada com Pedro Valora, e no domingo a gente tem a final do rodeio". Finalizou a gestora.

Assista a entrevista no vídeo abaixo:

Fonte: Redação do Tocnoticias