Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Plantões da Saúde São Debatidos na Comissão de Defesa do Consumidor

Data do post: 24/04/2019 22:01:09 - Visualizações: (754)

A Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público realizou na tarde desta quarta-feira, 24, no plenarinho da Assembleia Legislativa, audiência pública que debateu proposta de readequação dos plantões dos servidores da Saúde do Estado.

Assembleia Legislativa do TocantinsProposta pelo Executivo por meio da Medida Provisória (MP) número 5/2019, a matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Conforme entidades representativas dos servidores da Saúde, são extrapolados os limites da carga horária impostos pelo artigo 23 da Lei 2.670, de 2012, ao propor um plantão a mais para cada jornada.

Presidente da CCJ, o deputado Ricardo Ayres (PSB) pediu vistas do processo. Com o objetivo de disciplinar, não somente a carga horária, mas todas as questões demandadas pelo setor, ele garantiu dialogar com os servidores da Saúde. “Falta tudo nos hospitais hoje, porque faltou planejamento no passado, e quem paga o preço disso é a população que precisa do atendimento”, mencionou.

Ayres ressaltou que é preciso atender aos anseios dos servidores, mas também cobrar no caso de falta de compromisso e seriedade na prestação de serviço.

Os representantes dos servidores da Saúde solicitaram mudanças na MP, de forma a atender às solicitações dos diversos segmentos de funcionários da área. Os sindicatos também protocolaram na Casa de Leis proposta de alteração da medida.

Conforme a proposta, as escalas deverão constar de no máximo 12 plantões de 12 horas para quem cumpre carga horária de 40 horas semanais; 10 plantões de 12 horas para 30 horas semanais; e 8 plantões para quem faz 24 horas semanais.

Os sindicatos propõem ainda que os servidores que cumprem carga horária de 24 horas semanais tenham a opção de fazer plantões de 24 horas com descanso interjornadas de no mínimo 24 horas.

No documento, as entidades solicitam que o deputado Elenil da Penha (MDB) e o secretário Renato Jayme façam uma análise coerente e em consonância às deliberações da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Trabalho no SUS (MENPT).

Ao final do debate, o secretário estadual de Saúde garantiu, entre outras considerações, que levará as solicitações ao governador Mauro Carlesse (PHS). Apesar de afirmar que, na sua visão, os 13 plantões são a proposta que melhor atende à necessidade do Estado, não será descartado o que for passível de mudança dentro da legislação.

A audiência pública foi solicitada e dirigida pelo deputado Elenil da Penha, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. Ao concluir, o parlamentar garantiu que, diante do debate desta quarta, foi colhido embasamento para propor adequações na medida quando a proposta chegar à comissão por ele presidida.

Também participaram da audiência os deputados Zé Roberto (PT), Luana Ribeiro (PSDB), Amélio Cayres (SD), Valderez Castelo Branco (PP) e Issam Saado (PV).

Entre os representantes de entidades e servidores da saúde estavam o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda; a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins, Janice Painkow; e o presidente do Sindicato dos Servidores do Estado do Tocantins (Sisepe), Cleiton Pinheiro.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins