Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Programa Criança Feliz do Tocantins Representa o Brasil em Evento Mundial

Data do post: 18/04/2019 14:08:38 - Visualizações: (863)

A equipe da coordenação estadual do programa Criança Feliz (PCF) no Tocantins apresentará a experiência desenvolvida pelo programa no Estado, em evento que acontece na segunda-feira, 22, em Brasília.

Setas-TOA solenidade é parte do reconhecimento pelos resultados conquistados no Tocantins e no Brasil, e que fomentou a indicação do programa Criança Feliz ao WISE Awards 2019, prêmio da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, que reconhece as iniciativas mais inovadoras do mundo na área.

A coordenadora do programa no Estado, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDES), Katilvânia Guedes, mostrará para a Cúpula como foi realizada a implementação e as articulações entre as instâncias e também os resultados obtidos pelo programa no Estado. “O Criança Feliz foi escolhido por ser o maior do mundo em atenção à primeira infância. E o Tocantins tem se destacado por conseguir avançar nas articulações e conquistar números expressivos em sua execução”, enfatiza.

Desde que o Tocantins aderiu ao Programa, foram visitadas 1.465 gestantes e 6.327 crianças, em 51 municípios; totalizando 6.203 famílias atendidas no Estado.

Setas-TOO gestor da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDES), Messias Araújo, comemora a participação da coordenação tocantinense que representa o Brasil no evento. “A escolha do Tocantins para representar as coordenações de todo o país mostra que o trabalho prestado no estado vem sendo executado da maneira eficiente e, por conta disso, os resultados positivos já começam a aparecer”, afirma o secretário.

Prêmio WISE Awards 2019

O programa Criança Feliz é um dos 15 finalistas e foi selecionado entre 482 projetos, ao lado de outros da Inglaterra, França, Índia, Quênia, Ruanda, Jordânia, China e Estados Unidos. Os critérios analisados foram a inovação e a capacidade dos programas de transformarem indivíduos, comunidades e sociedades, além da apresentação de um plano claro de desenvolvimento.

Nesta nova etapa, o Criança Feliz será avaliado por meio de acompanhamento de visitas domiciliares, a serem realizadas em um município do Estado de Goiás, além da análise das coordenações estaduais, quando será verificado o apoio dado aos municípios, os processos de adesão, a capacitação das equipes, a articulação intersetorial, entre outros.

Setas-TOOs vencedores do prêmio serão anunciados em julho, e o evento de premiação será durante a reunião da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, em novembro, em Doha, no Catar. Além das oportunidades de promoção e criação de redes de trabalho, cada iniciativa vitoriosa receberá U$ 20 mil.

Programa Criança Feliz

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o Criança Feliz busca promover o desenvolvimento adequado da primeira infância, integrando ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

O programa conta com mais de 16 mil visitadores que atendem cerca de 550 mil gestantes e crianças das famílias mais pobres de todas as regiões do Brasil; totalizando mais de 12,7 milhões de visitas já realizadas em 2.622 municípios.

Fonte: Setas-TO