Dorinha é Eleita Líder da Bancada Feminina na Câmara Para Um Mandato de Dois Anos

Data do post: 12/04/2019 21:16:45 - Visualizações: (262)    Imprimir

Em eleição realizada nesta quarta-feira, 10, a deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) foi eleita como coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.

Gab. Deputada Professora DorinhaA deputada ocupava o cargo interinamente desde fevereiro deste ano, quando a deputada Soraya Santos (PR/RJ) deixou a coordenação para assumir a vaga de 1ª Secretaria da Mesa Diretora.

Como coordenadora efetiva Dorinha passa a ser a líder da bancada feminina em um mandato de dois anos. A deputada assume o cargo em um momento que a Câmara tem o maior número de deputadas da história. Em seu pronunciamento momentos antes do início da votação Dorinha reforçou o discurso que tem direcionado o seu trabalho na bancada, o fortalecimento da unidade das deputadas independente das bandeiras individuais.

“O que nos une é o grande desafio da causa da mulher. A responsabilidade de dar voz aquelas que estão sendo silenciadas em diversos espaços da sociedade. Temos que enfrentar temas desafiadores como os graves índices de violência contra a mulher, preconceito do mercado de trabalho e a grande disparidade entre mulheres e homens ocupando cargos de liderança. O grande desafio da Secretaria da Mulher é criar essa unidade das deputadas em torno dessas questões que estão além das bandeiras individuais”, afirmou.

A Secretaria da Mulher é um órgão institucional criado em 2013, que agregou em uma única estrutura a Procuradoria da Mulher, criada em 2009, e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher que representa a bancada feminina. Desde sua implantação a bancada passou a ter direito a participação no Colégio de Líderes, horário de liderança nas comunicações em plenário, infraestrutura para prestação de serviços às parlamentares e prioridade na divulgação de ações pelos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados.

Dorinha destacou que o crescimento histórico da bancada feminina nessa legislatura pode ser decisivo para importantes projetos em pauta. “Queremos ampliar o número de deputadas nos espaços de decisão da casa, como presidências, vice-presidências e relatorias de importantes projetos nas Comissões. Precisamos seguir na defesa das cotas partidárias e de outros instrumentos legais que estão em debate para ampliar a participação da mulher na política”, afirmou. 

Nova Secretaria da Mulher

Coordenadora Geral - Professora Dorinha (Dem/TO)

1ª Coordenadora Adjunta - Tereza Nelma (PSDB/AL)

2ª Coordenadora Adjunta - Sâmia Bomfim (PSOL/RJ)

3ª Coordenadora Adjunta - Tábata Amaral (PTD/SP)

Procuradora da Mulher - Iracema Portela (PP/PI)

1ª Procuradora Adjunta - Aline Gurgel (PRB/AP)

2ª Procuradora Adjunta - Marília Arraes (PT/PE)

3ª Procuradora Adjunta - Carmem Zanotto (CIDADANIA – SC).

Fonte: Gab. Deputada Professora Dorinha

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Arsenal X TEC, Por que Dois Times de Tocantinópolis no Estadual Tocantinense?

Foto da notícia

Data: 17/04/2019 15:57:41 - Visualizações: 1638

Notícias Relacionadas

18/04/2019
Polícia Civil Intercepta Comercialização Ilegal de Ovos de Páscoa e Cacau Show Doa Carregamento Para Crianças Carentes

18/04/2019
Polícia Civil Prende Suspeito de Praticar Vários Furtos no Interior do Estado

18/04/2019
Em Ação da Defensoria Pública, Crianças e Adolescentes de Abrigos da Capital Recebem Kits de Páscoa

18/04/2019
Polícia Militar Apreende Pé de Maconha

18/04/2019
Programa Criança Feliz do Tocantins Representa o Brasil em Evento Mundial

18/04/2019
Secretário de Segurança Pública do Tocantins Recebe Mais Alta Comenda do Exército Brasileiro

Todas as Notícias