Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Palmas, Presidente da Câmara de São Bento do TO Participou de Audiência Pública Com Conselheiros do TCE-TO e MPC-TO

Data do post: 12/04/2019 00:27:49 - Visualizações: (836)

Zé Dimar foi recebido, juntamente com mais de 70 outros vereadores de vários municípios do Estado, por  conselheiros e procuradores de Contas.

Ascom/Câmara de São Bento do TOO Presidente da Câmara de São Bento do Tocantins, vereador José Dimar Vergas dos Santos (PRB-TO), participou na ultima Quarta feira (10), de uma audiência pública no auditório do Tribunal de contas do Estado do Tocantins.

O evento tinha como compromisso dar agilidade aos julgamentos das contas consolidadas de ex-gestores municipais do Tocantins, onde os mais de 70 parlamentares, entre presidentes de câmaras e vereadores, estiveram presentes no Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) na manhã desta quarta-feira, 10, em audiência agendada pela União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), através do presidente Terciliano Gomes.

Além do presidente do TCE, conselheiro Severiano Costandrade, o vice-presidente, conselheiro Alberto Sevilha, o conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, os conselheiros substitutos José Ribeiro da Conceição e Orlando Alves da Silva, o procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues e o procurador José Roberto Torres Gomes também recepcionaram os vereadores. Eles falaram sobre a importância do julgamento das contas que já tiveram parecer emitido pelo Tribunal e ainda não foram colocadas nas pautas das Câmaras. 

O presidente da UVET, Terciliano Gomes, em nome dos vereadores presentes, reforçou o compromisso das câmaras municipais de colocarem as pautas em dia. “Viemos aqui para estreitar os laços com o Tribunal e dar nossa palavra de que as prestações de contas de ex-gestores serão julgadas, dentro do rito constitucional, o mais rápido possível. Para isso, contamos com a Corte de Contas para nos auxiliar no que for necessário”, salientou.

Severiano destacou que o Tribunal está de portas abertas para os representantes do povo e precisa ser visto como um parceiro e não um inimigo. “Agradeço a presença de todos e reforço a importância dessa aproximação. Precisamos trabalhar em harmonia para que todos possam fazer um bom trabalho”, destacou.

Ascom/Câmara de São Bento do TOO presidente também frisou a importância de cada um fazer a sua parte. “O tribunal já emitiu dezenas de pareceres de contas consolidadas, mas para que se tenha uma efetividade, as câmaras precisam apreciar essas demandas e julgá-las”.

O conselheiro Sevilha reforçou o quanto é positiva essa aproximação do legislativo com o tribunal. “Um relacionamento mais estreito ajuda o trabalho de todos. Com essa parceria é possível corrigir falhas durante os mandatos que poderão evitar problemas no futuro, seja com uma prestação de contas ou outra demanda”, afirmou.

O conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves orientou os vereadores para que além de julgarem as contas consolidadas em atraso, fiquem atentos às políticas públicas aplicadas pelos gestores municipais. “É preciso ficar de olho onde está sendo investido o dinheiro público. Se esse dinheiro tiver a destinação correta, quem ganha é a população e o município. Mas para que isso aconteça, é preciso fiscalizar, um dos papéis dos vereadores”, reforçou.

Já o procurador-geral de Contas alertou que é função Constitucional das câmaras julgarem as contas consolidadas. “Fica aqui mais uma vez nosso alerta para que o legislativo faça sua parte. Nós somos parceiros e devemos agir de forma preventiva”, enfatizou Zailon Rodrigues.

O representante da câmara de São Bento Zé Dimar ressaltou que sua presença foi fundamental para que ele tirasse algumas dúvidas e salientou ainda que foi um evento de muita aprendizagem não só para ele, mais também para todos os companheiros camaristas que se fizeram presente no encontro. "Os conselheiros explicaram de forma clara tudo sobre as dúvidas que tínhamos, voltei muito satisfeito de ver que o TCE e o MPC não são nenhum bicho papão de gestores municipais e legislativos, mais sim, orientadores". Completou José Dimar.

Fonte: Ascom/Câmara de São Bento do Tocantins