Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Segurança Pública do TO Promove Reunião Técnica Para Implantação do Sistema ABIS

Data do post: 07/04/2019 20:54:59 - Visualizações: (825)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública  - SSP/TO promoveu na tarde desta sexta-feira (5), em Palmas, reunião técnica com o objetivo de alinhar ações e discutir estratégias para a futura aquisição e implantação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica, mais conhecido como sistema ABIS, com apoio do Instituto de Identificação, delegados de Polícia Civil, peritos, corpo técnico da SSP –TO, com auxílio da Polícia Federal.

SSP-TONa ocasião, o gestor da SSP, Cristiano Barbosa Sampaio, se reuniu com o grupo de trabalho da Secretaria formado pelo diretor de Estratégia e Inteligência, Enio Walcacer de Oliveira Filho; diretora de Papiloscopia, Naídes César Silva; pelo diretor de políticas de segurança pública, Marco Aurélio Giralde, além do papiloscopista da Polícia Federal, André Almeida Porto; no intuito de avaliar as ações já efetuadas até o momento, analisar dados, discutir estratégias e estabelecer as diretrizes que serão formalizadas para se avançar na instalação do sistema.   

Durante o encontro, o diretor Marco Aurélio Giralde fez breve explanação das ações já efetuadas, ressaltando que a primeira fase do trabalho se deu através de contatos estabelecidos com empresas de tecnologia e a consequente publicação de um aviso, informando sobre a intenção do governo do estado de fazer a aquisição de um projeto de ABIS.

O diretor também informou que várias empresas já manifestaram interesse e formalizaram propostas para participar do processo licitatório. “Agora daremos início à fase da construção dos termos de referência para a aquisição de materiais técnicos, equipamentos, solução do software, digitalização das fichas datiloscópicas, bem como a impressão da carteira de identidade, com a consequente colocação das informações em um cartão magnético, abrangendo o registro de identidade eletrônico”, pontuou.

Avanços

SSP-TOO sistema ABIS consegue lidar com uma base de dados de milhões de pessoas e é capaz de atender plenamente às necessidades da demanda estadual. De acordo com o policial federal André Luis, sua aquisição significa um grande avanço para o estado no que se refere à identificação civil e criminal. “A aquisição dessa nova tecnologia será de grande valia para as forças de segurança do Tocantins, haja vista que, atualmente, somente o estado de São Paulo, o Distrito Federal e a Polícia Federal contam com essa valiosa ferramenta para o combate à criminalidade e à identificação civil", frisou.

O diretor Ênio Walcacer lembrou, ainda, das novas possibilidades de uso do projeto para fins de modernização dos trabalhos de identificação civil e de investigação criminal, como "a identificação facial de criminosos, por meio do sistema interligado de câmeras e a criação de uma base de dados compatível com a da Polícia Federal e órgãos internacionais, como a Interpol, o que nos permitirá localizar foragidos da justiça que estejam em qualquer parte do mundo”, disse.

Por fim, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, destacou a importância dos investimentos em tecnologia com resultados práticos para o cidadão tocantinense: "caminhamos agora para especificar as nossas necessidades, partindo do que existe de mais moderno no mercado para que possamos trazer a modernidade também para o dia a dia do cidadão na sua carteira de identidade, documento obrigatório, gratuito e, por isso, temos a obrigação de prestar um serviço da melhor qualidade possível”, enfatizou. 

 

Fonte: SSP/TO