Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Lajeado Promove Ampla Programação em Celebração ao Dia Mundial da Água

Data do post: 25/03/2019 11:40:24 - Visualizações: (683)

Nesta sexta-feira, 22, a Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado (APASL), de gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, por Meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, realizou um diálogo com duas turmas do 1º ano fundamental da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro.

Naturatins-TONessa semana, as equipes parceiras têm promovido ações de sensibilização, apresentação de vídeos ambientais educativos, coleta e plantio de mudas em Áreas de Preservação Permanente (APP) e margens impactadas de córregos e ribeirões. A iniciativa ocorreu em celebração ao Dia Mundial da Água e ao Dia Mundial das Florestas, celebrado na quinta-feira, 21, busca o envolvimento de estudantes, produtores e comunidade em geral. Após a apresentação de vídeo educativo ambiental, o resultado com as crianças foi considerado excepcional pelos mediadores.

“As crianças se mostraram encantadas, atentas, interessadas e participativas. Ao final, fizeram perguntas sobre os temas apresentados no início da atividade, oportunidade que encontraram condições de formular respostas. Também relataram exemplos do cotidiano delas, como acontecimentos que já tinham visto próximo as suas casas e consideravam certos e errados. Sendo, esse segundo momento considerado como um grande resultado desse contato” explicou a gerente da APA, Camilla Muniz,

Em 2018, a Prefeitura de Lajeado foi contemplada com uma sala, no projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente, atualmente em processo de implantação. As ações desse projeto foram inseridas no projeto político pedagógico municipal. Assim, em todas as datas comemorativas de cunho ambiental serão realizadas ações nas escolas.

A proposta de estudo-dirigido para as diferentes fases do ensino foi desenvolvida e nesta semana foram apresentados vídeos para os estudantes, com temas sobre o meio ambiente, a importância da vegetação para a manutenção da água e no momento vem a segunda parte, que é o debate.

Para a secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Lajeado, Lenízia Gomes da Costa, é importante manter constantemente fortalecimento dessa parceira com o Naturatins nas ações ambientais do município.

Camilla Muniz adiantou que no período da tarde e na próxima semana serão visitadas outras turmas. Ela contou que projeto alcança o Centro de Ensino Infantil (CEI) Dona Antônia de Sales Monteiro, a Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, a Escola Municipal Juscelino Kubitschek na comunidade Pedreira e o Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, com dois momentos. No primeiro haverá a apresentação de vídeos educativos e no segundo, acontecerá o debate entre as equipes do Naturatins e da Prefeitura, com os alunos, sobre as informações ambientais apresentadas.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, afirmou que a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente com a equipe do Instituto na APA Serra do Lajeado tem se destacado entre as iniciativas contínuas de sensibilização ambiental da população. Em seguida, enfatizou “Os esforços empreendidos pelas equipes e o envolvimento dessas comunidades vão gerar frutos para as gerações que estão sendo preparadas”.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, falou que as ações voltadas para a recuperação e conservação das APPs é um trabalho de grande relevância para manutenção dos cursos d´água e equilíbrio ambiental da fauna, flora e do clima de cada região. O diretor também elogiou a parceria municipal com a APA Serra do Lajeado e todo o esforço das equipes na mobilização das comunidades locais.

Naturatins-TODesde a semana passada, várias propriedades com potencial turístico foram visitadas e próximo aos locais de banho foi realizado o plantio de espécies nativas. A atuação em campo, dessa primeira etapa realizada pela equipe da Prefeitura teve o apoio do Naturatins, na indicação das áreas e orientação da aplicação das técnicas de coleta de plantas e das técnicas de plantio.

A Gerente da APASL detalhou que uma das ações realizadas foi a coleta de mudas de plantas, para o plantio nas margens impactadas e APPs do córrego Lajeado. Segundo Camila Muniz, a ideia desse trabalho é que seja contínuo e percorra desde a comunidade Pedreira até o município de Lajeado. Ela esclareceu que os produtores estão se inscrevendo na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Lajeado para receberem parcelas desse projeto de restauração de áreas, em especial, com a espécie buriti.

Próxima Semana

Na segunda-feira, 25, será realizado um mutirão de limpeza, no perímetro urbano do córrego Ribeirão Lajeado, que vai envolver alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, equipes da Prefeitura e a comunidade em geral. O convite para participação dessa ação se estende a todos interessados.

Na oportunidade, além da coleta de resíduos serão realizadas rodas de conversas para sensibilização e o plantio de mudas de buriti nas margens do afluente. A iniciativa tem ainda o objetivo de chamar a atenção de todos e provocar uma mobilização, para a valorização da planta, como é dada ao fruto, uma vez que nos últimos anos a comunidade tem sentido a redução do óleo e da polpa do buriti.

Fonte: Naturatins-TO