Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Recebe Associação Indígena Nrozawi, União Indígena Xerente e Representantes da Funai Araguaia - Tocantins

Data do post: 22/03/2019 20:29:05 - Visualizações: (594)

Associação Indígena Nrozawi e União Indígena Xerente apresentam subprojetos de gestão de recursos naturais e fortalecimento cultural do Povo Xerente. Ambas destacam importância da Cooperação Técnica com órgãos.

Naturatins-TONesta quinta-feira, 21, representantes da Associação Indígena Nrozawi, da União Indígena Xerente (Unix) e da Coordenação Regional Araguaia - Tocantins da Fundação Nacional do Índio (Funai) foram recebidos no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A apresentação do subprojeto de Gestão de Recursos Naturais executado pela Associação Indígena Nrozawi e do subprojeto Rowe, que busca a construção do Centro de Fortalecimento da Cultura do Povo Xerente, desenvolvido pela União Indígena Xerente, foram os principais objetivos da reunião.

Ambas as representações indígenas possuem atividades financiadas pelo Mecanismo de Doação Dedicada a povos e comunidades tradicionais (DGM - Brasil), pelo Fundo de Investimento Florestal (Brasil) e pelo Banco Mundial (World Bank Group).

Durante o encontro, também foi destacada a importância do Termo de Cooperação Técnica entre a Associação Indígena Nrozawi e a Funai e do Termo de Cooperação Técnica entre Associação Indígena Nrozawi e o Naturatins, para alcance dos objetivos do subprojeto que prevê a conservação dos recursos naturais.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão enfatizou a disposição favorável do Instituto às atividades de ambos os subprojetos, que apresentam um comprometimento com a conservação dos recursos naturais. Contudo, pontuou que toda ação relacionada aos povos indígenas necessitam da anuência dos órgãos que defendem os interesses dessas comunidades. Portanto, recomendou a formalização dos encaminhamentos propostos na reunião, junto a esses órgãos, para alcance da segurança jurídica.

Apesar de observar a terra indígena Xerente como área protegida, o diretor de Biodiversidade e Áreas do Naturatins, Warley Rodrigues, reiterou que, mesmo em atividades que beneficiam os recursos naturais, a parceria do Instituto necessita da formalização do acordo, que pontua esse consentimento dos órgãos gestores dos interesses indígenas. E esse deve ser o próximo passo do caminho a ser percorrido.

Para o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Rodrigo Casado de Freitas, as parcerias firmadas entre o Instituto, os órgãos públicos envolvidos e as associações indígenas são excelentes oportunidades para ampliação do diálogo, objetivando a manutenção dos recursos naturais e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.

De acordo com o presidente da Associação Indígena Nrozawi, Divanir Xerente, o subprojeto apresentado é executado dentro do âmbito do (DGM/FIP/Brasil) para Gestão de Recursos Naturais. E um dos resultados a ser alcançado é a conservação de três nascentes de água, com o plantio de espécies do cerrado. Em seguida, Divanir Xerente realçou que, para o alcance desse resultado, considera importante o Termo de Cooperação Técnica entre a Associação e a Funai, bem como entre a Associação e o Naturatins.

Por sua vez, o presidente da União Indígena Xerente, Srewe da Mata Brito, ressaltou a importância das atividades dos Projetos, para o Povo Xerente e para a manutenção dos recursos naturais existentes no território. Entre as atividades previstas no subprojeto Rowe, também no âmbito do (DGM/FIP/Brasil), Srewe Brito destacou a construção do Centro de Fortalecimento da Cultura do Povo Xerente que servirá para celebrar a cultura indígena, além dos encontros que serão realizados para alcance dos acordos de gestão ambiental/territorial. O espaço também será utilizado como Centro de Recepção para visitação e assim abre oportunidades para desenvolvimento do etnoturismo.

O coordenador Regional da Funai (Araguaia - Tocantins), Eduardo Batalha, acompanhado por André Matsubara, salientou relevância parceira técnica para os projetos. Ambos demonstraram a importância do encontro para o fortalecimento das parcerias existentes e para o povo indígena Xerente.

Participantes

Entre os convidados, acompanharam também essa reunião, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Prefeitura Municipal de Tocantínia e da Associação de Brigadistas Xerente (Abix).

Fonte: Naturatins-TO