Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

A Partir de 1º de Abril Nova Vacina de 2 ml Contra Febre Aftosa Passará a Ser Comercializada

Data do post: 21/03/2019 12:30:03 - Visualizações: (576)

A vacina contra a febre aftosa mudou, uma nova dose de 2 ml bivalente (para dois tipos de vírus A e O) será utilizada a partir do dia 1º de abril em todo território brasileiro.

Adapec TocantinsA comercialização e a utilização da antiga vacina de 5 ml não será mais permitida, por isso, é necessário que os produtores rurais fiquem atentos para usarem a dose correta, que visa diminuir efeitos colaterais no rebanho. A medida faz parte das estratégias do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a retirada da vacinação até 2021.

No Tocantins, para garantir que as normas sejam cumpridas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) notificou, em fevereiro deste ano, todas as lojas agropecuárias credenciadas sobre as mudanças e a proibição da comercialização da vacina de 5 ml. Além disso, fiscalizará e acompanhará o recebimento do novo produto nesses estabelecimentos. “Orientamos também sobre os procedimentos com relação ao estoque da dose antiga que deverá ser recolhido pelo distribuidor do produto” disse o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, além da fiscalização nos estabelecimentos, os técnicos estarão promovendo palestras sobre as novas alterações, em todas as regiões do Estado. “Nosso objetivo é  conscientizar e esclarecer aos produtores rurais e demais envolvidos na cadeia produtiva pecuária, todo o processo que envolve a retirada da vacinação, que acontecerá de forma gradativa”, destaca.

Campanha

A próxima etapa de vacinação contra a febre aftosa ocorrerá de 1º a 31 de maio, com a estimativa de vacinar 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as faixas etárias.

Palestra

No próximo dia 23 de março, às 15 horas, na Câmara Municipal de Guaraí, a Adapec promoverá uma palestra aberta ao público sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa. Para obter mais informações, ligue na Unidade Local da Adapec de Guaraí no telefone (63) 3464-1144.

Fonte: ADAPEC Tocantins