CIOPAER e SAMU Realizam Primeira Etapa da Capacitação de Servidores da Saúde em Palmas

Data do post: 13/03/2019 15:41:42 - Visualizações: (97)    Imprimir

Teve início nessa segunda-feira (11), no auditório do Instituto Vinte de Maio, em Palmas, capacitação dos profissionais do Serviço Médico de Urgência (SAMU) da Regional de Palmas. 

Secretaria de Segurança Pública-TOO evento está sendo promovido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer - TO), em parceria com o Núcleo de Educação em Urgência (NEU), da Fundação Escola de Saúde Pública da Capital e, além de propiciar capacitação, também visa padronizar as ações em busca de operações eficientes e seguras entre a unidade aérea e o serviço de saúde da capital.

Na ocasião, foram apresentados a uma turma de 30 servidores, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, operadores de frota/TARM e condutores/socorristas, teoria e prática sobre; os fundamentos do transporte aeromédico, protocolo do transporte, principais fatores que influenciam o voo (estresse, altitude, vibração e som), legislação aeronáutica, meteorologia, segurança operacional, gerenciamento de cabine, conhecimentos técnicos de aeronave e noções de operações aéreas.

Nas instruções práticas foi utilizado o helicóptero da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP – TO), Tocantins 01, permitindo, inicialmente aos mecânicos aeronáuticos, apresentarem as partes e o funcionamento da máquina e em seguida, aos operadores aerotáticos a demonstração ‘in loco’ das técnicas utilizadas no transporte de enfermos com o uso do helicóptero modelo H125 B3+ (AS350 B3+).

O CAP Dalla, supervisor de instruções e operações (SIO) do CIOPAER, avaliou de forma muito positiva a iniciativa de promoção da capacitação. “Todas as informações são necessárias para a imersão do profissional no mundo do serviço aeromédico, que envolve técnicas da saúde e da aviação".

Em 2018, a Secretaria da Segurança Pública do Estado firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, objetivando regularizar as atividades realizadas pela equipe do CIOPAER e do SAMU Palmas.

O evento foi fruto da parceria entre o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU Palmas da SEMUS e a SIO do CIOPAER da SSP, que planejam a próxima turma para os dias 16 e 17 de abril. Vale ressaltar que a parceria é fundamental ao melhor atendimento da população tocantinense e ressalta a preocupação dos órgãos de segurança pública com tudo que envolve a qualidade de vida do cidadão.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Secretário de Saúde de Tocantinópolis Vai à Câmara Prestar Contas e Apenas Seis Vereadores Comparecem

Foto da notícia

Data: 23/03/2019 08:43:20 - Visualizações: 1385

Notícias Relacionadas

25/03/2019
“O Poder Público tem Responsabilidades na Criação de Condições Para o Empoderamento da Mulher”, Afirma Dorinha

25/03/2019
Escola do Legislativo Abre Inscrição Para Cadastro de Colaboradores

25/03/2019
Polícia Militar Prende Mulher Por Violência Doméstica

25/03/2019
Lajeado Promove Ampla Programação em Celebração ao Dia Mundial da Água

25/03/2019
Polícia Militar Recupera Mais Uma Motocicleta Furtada Para Restituí-la a Seu Legítimo Proprietário

25/03/2019
Polícia Civil Prende Suspeito de Homicídio Tentado

Todas as Notícias