Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

DPE-TO Adere ao “Coleta Palmas” e se Torna Ponto Para Recebimento de Materiais Recicláveis

Data do post: 15/02/2019 11:45:30 - Visualizações: (659)

O programa de separação de resíduos sólidos para a reciclagem conta com contêineres de coleta na calçada que fica entre a sede da DPE-TO e o Fórum de Palmas.

Defensoria Pública-TOTem início nesta sexta-feira, 15, na sede Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), na Capital, a estação do projeto “Coleta Palmas”, realizado pela Prefeitura da Capital. O programa de separação de resíduos sólidos para a reciclagem disponibiliza contêineres de coleta na calçada  entre a sede da DPE-TO e o Fórum de Palmas para que o local seja um ponto de cleta de materiais que possam ser reaproveitados. Além disso, na copa de cada andar e na lanchonete que funciona na DPE-TO haverá recipientes para o descarte de resíduos sendo um para lixo orgânico e outro para material reciclável.

De acordo com a engenheira ambiental que acompanha o “Coleta Palmas”, Roodineya Willians, outras cinco Estações do Programa estão sendo instaladas em fase de caráter experimental, monitoradas durante 30 dias. “Durante esse tempo é observada a qualidade do material depositado e se a comunidade está respondendo bem ao programa”, disse ela, acrescentando que após 30 dias será instalada a estrutura física permanente e o painel indicativo adesivado, explicando o que pode ser depositado em cada contêiner.

Diretor regional da DPE-TO em Palmas, o defensor público Leonardo Coelho considera que o Programa é de extrema importância, pois incentiva a sustentabilidade. “Estamos engajados nesta iniciativa que envolverá todos os servidores, membros e prestadores de serviço da nossa instituição”, declarou.

O objetivo é incentivar a coletiva seletiva desde a própria residência do cidadão até o descarte.

Na última semana, uma equipe do Coleta Palmas” esteve na sede em Palmas da DPE-TO para sensibilização de membros e servidores. “Trabalhamos a sensibilização do cidadão sobre a necessidade de se adotar posturas positivas de preservação do meio ambiente e destinação correta dos resíduos sólidos”, disse.

Orientações

Para o descarte adequado de recicláveis é necessário seguir algumas orientações básicas, sendo que a principal é que os resíduos são classificados entre orgânicos e não-orgânicos. Destes, existem os contaminados – que não servem para a reciclagem (a exemplo de lixo de banheiro) e os que podem ser reaproveitados e transformados, gerando uma cadeia produtiva de renda e evitando agressão ao meio ambiente.

Os recicláveis se dividem em papel/papelão; plásticos; metal e vidros. Atualmente, em Palmas, a coleta seletiva não trabalha com a reciclagem de vidros. Os containers do Coleta Palmas são identificados para o descarte apenas de papel/papelão, plástico e metal.

Fonte: Defensoria Pública-TO