Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Civil Conclui Inquérito Sobre Ameaças Sofridas Por Adolescentes Através da Internet

Data do post: 12/02/2019 13:50:03 - Visualizações: (661)

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), conclui, nesta segunda-feira (11), as investigações referentes a ameaças sofridas por estudantes de Palmas, através de um perfil falso em redes sociais.

Secretaria de Segurança Pública-TOConforme a delegada Milena Lima, titular da DRCC e responsável pelo caso, as investigações da equipe da unidade especializada apontaram que as vítimas, todas na faixa de 14 anos de idade, eram abordadas por meio de redes sociais e constrangidas a produzir áudios se desculpando por condutas não praticadas, sob a ameaça de que seriam mortas.

Ainda no decorrer dos trabalhos investigativos, a equipe da DRCC teve acesso ao teor das conversas trocadas, em mais de uma ocasião, entre os autores e as vítimas, com relatos de ameaças, como nos seguintes trechos: “Amanhã tu vai me conhecer com oitão na cara [...]. Tô ligado onde tu estuda e mora. Vou estourar essa sua cabeça na bala [...]”.

Em outro trecho, os autores continuam com as ameaças no intuito de fazer com que a vítima faça um áudio se desculpando: “Vai lá mlkin, teu último dia hoje. Mas vc tem uma chance de se redimir com família comando ainda. Vc quer vais uma chance de viver? Vc manda um áudio pedindo desculpa pra nós aqui da facção daí nós te libera. Ta de boa assim parcero?”.

A situação gerou uma sensação de pânico e humilhação no meio estudantil e familiar. Ainda de acordo com a delegada, os trabalhos investigativos começaram no final do ano de 2017. Diversas pessoas foram ouvidas, inclusive as que emprestaram suas senhas de wifi, sem saber que a conexão de internet seria utilizada para as realizações das ameaças.

O caso foi elucidado, sendo que os policiais civis constataram que as condutas foram praticadas por outros adolescentes com o objetivo de se divertirem. Os investigados responderão pelos atos infracionais praticados perante o Juizado Especial da Infância e do Adolescente, conforme determina a legislação vigente.

A delegada alerta, ainda, para os riscos do compartilhamento da senha de wifi com terceiros e de aceitar convites de amizade de pessoas desconhecidas.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO