Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Aneel Elege Usina da EDP, no Tocantins, Como a Melhor do Brasil

Data do post: 09/02/2019 21:18:02 - Visualizações: (1327)

UHE Lajeado obteve nota 99,5 na classificação geral. Mais de 100 usinas foram avaliadas no ranking.

Foto: Márcio Di PietroA Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, também conhecida como UHE Lajeado, controlada pela EDP  acionista da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, foi apontada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a melhor do Brasil. Mais de 100 usinas foram avaliadas pelo órgão regulador após campanha de fiscalização realizada em 2018.

A UHE Lajeado obteve nota 99,55 no ranking geral das usinas, tendo conquistado nota máxima, de 100 pontos, nos critérios Segurança, Meio Ambiente, Gestão da Operação e Gestão de Manutenção, e de 99,56 no segmento Operação e Manutenção. A coleta de dados sobre as usinas aconteceu entre outubro e dezembro de 2018, em três etapas: monitoramento, fiscalização à distância e fiscalização presencial.

“Este reconhecimento da Aneel atesta o rigor e a excelência com que o grupo EDP conduz suas operações, bem como nossa busca incessante pela aplicação das melhores práticas de segurança e meio ambiente”, destaca Luiz Otávio Henriques, presidente da UHE Lajeado e vice-presidente de Geração e Transmissão da EDP.

Segundo o estudo, as UHEs de destaque no ranking têm papel fundamental para manter a segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN), tanto do ponto de vista da operação integrada, quanto do planejamento energético. Além da Usina de Lajeado, outras duas usinas controladas pela EDP – as UHEs Peixe Angical, também localizada no Tocantins, e Mascarenhas, no Espirito Santo – ficaram entre as 15 melhores do ranking.

Sobre a UHE Luís Eduardo Magalhães

Com capacidade instalada de 902,5 MW, a UHE Lajeado entrou em operação em 2001 e está localizada a 60 quilômetros de Palmas, entre os municípios de Miracema e Lajeado. A Investco é a empresa responsável pela operação e manutenção Usina, certificada em três normas: ISO 9001, referente à qualidade dos serviços, ISO 140001, referente às suas práticas ambientais, e OHSAS 18001, relativa às práticas de saúde e segurança.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Fonte: Sarah Pires/KIW Assessoria de Comunicação