Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Jair Farias, Educação e Geração de Emprego Para o Bico do Papagaio

Data do post: 07/02/2019 16:26:17 - Visualizações: (975)

Ao fazer uso a tribuna da Assembleia Legislativa pela primeira vez, o deputado Jair Farias (MDB) defendeu na sessão vespertina desta quarta-feira, 6, apoio aos projetos do Governo do Estado com vistas ao desenvolvimento socioeconômico das regiões mais carentes do Tocantins.

Ascom/ Jair FariasPara ele, os municípios que compõem o Bico do Papagaio se enquadram nessa classificação, já que boa parte da população da região é marcada pela “carência e necessidades”. Além do Executivo, defendeu o parlamentar, tal missão exige a união dos demais poderes do Estado – Judiciário e Legislativo –, e das instituições fiscalizadoras, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas.

Ao citar o exemplo de Sítio Novo – município do qual foi prefeito por dois mandatos –, o emedebista disse que, se houver vontade política, é possível melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses. “Soubemos transformar aquele município, hoje referência na gestão pública, apesar da crise enfrentada pelo nosso país”, exemplificou.

Educação e emprego

Desse primeiro discurso de Jair no plenário da Assembleia é possível depreender que duas de suas principais preocupações são a saúde e a geração e emprego e renda, nas quais segundo ele o Estado precisa avançar.

Mais uma vez, ele citou exemplos de seu município, que em sua gestão teve significativos avanços, sobretudo na educação, impactando na melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “Tivemos baixas taxas de abandono escolar, altas taxas de aprovação e recordes de matrículas, passando de 850 alunos para mais de dois mil [no ensino fundamental] em apenas seis anos”.

Ao defender a geração de emprego e renda para a região do Bico, Jair enfatizou a necessidade de efetivo funcionamento da Ferrovia Norte-Sul, ações governamentais destinadas à qualificação profissional, e a conclusão do Projeto de Irrigação Sampaio, no município de Sampaio.

Fonte: Ascom/ Jair Farias