Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PM e PC Recuperam Criança Recém Nascida que Havia Sido Subtraída da Mãe em Araguaína

Data do post: 27/01/2019 01:02:04 - Visualizações: (838)

Um trabalho conjunto entre as forças de segurança estaduais na região Centro-Norte do Tocantins nesta quinta-feira, 24, resultou no resgate de J. P. S, de apenas 6 dias de vida, que havia sido subtraída da mãe, nas imediações de maternidade na cidade de Araguaína, a 380 km da Capital.

SSP-TOO fato ocorreu no início da tarde de ontem e, a partir do momento em que foi noticiado à Polícia Civil, uma série intensa de diligências investigativas foi determinada, com o deslocamento de equipes e viaturas em busca do paradeiro da suposta autora do delito, que teria se aproveitado da confiança estabelecida com G. A. P, mãe da vítima, para levá-la.

Conforme o delegado plantonista que atendeu a ocorrência na Central de Atendimento de Araguaína, Alexander Pereira da Costa, foi descartada, preliminarmente, a hipótese de consentimento de G. A. P., de forma gratuita ou mediante pagamento, com a retirada da criança de seu poder e controle.

Foto da investigada, identificada como Celma Gomes do Nascimento, e descrição das roupas que trajava no momento do fato foram publicadas em redes sociais e em veículos de comunicação para que a população local pudesse contribuir com informações que auxiliassem na conclusão exitosa da investigação, com a recuperação do bebê e autuação da autora.

“No começo da noite, recebemos a informação de que a suposta autora teria estado na rodoviária de Araguaína e feito o deslocamento do bebê em ônibus intermunicipal com destino final em Uberlândia-MG. Passageiros teriam tido acesso ao alerta divulgado em mídias sociais pela Polícia Civil e, após noticiarem ao motorista a presença dos dois no veículo, foram acionados os serviços do 190 e efetivada a prisão em flagrante de Celma pela Polícia Militar nas proximidades de Miranorte”, ressaltou o delegado-regional de Araguaína, Fernando Rizério.

Após a ação, a criança, que estaria há horas sem alimentação, foi deixada aos cuidados do Conselho Tutelar e a investigada encaminhada à Central de Atendimento da Polícia Civil em Miracema do Tocantins, onde foi autuada em flagrante delito. Agentes da Polícia Civil de Araguaína fizeram o deslocamento da mãe, de Araguaína à Miracema do Tocantins, para o encontro com a filha.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Polícia de Miracema do Tocantins, Clecyus Antônio de Castro Alves, Celma foi autuada em flagrante pelo crime de subtração de criança previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Durante o interrogatório ao qual a autora foi submetida, ela declarou arrependimento do fato e, ainda, desconhecer os motivos que a levaram a cometer o crime”, frisou.

O procedimento investigativo permanece sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Miranorte, local em que a suspeita foi abordada. Celma Gomes do Nascimento permanece recolhida à Cadeia Pública Feminina da Cidade de Lageado.

O fato causou comoção entre populares e policiais civis e militares e demonstrou a efetividade, integração e capacitação dos órgãos de segurança do estado ao se utilizarem de recursos de tecnologia de comunicação disponíveis no mercado, assim como a importância da participação social na reunião de esforços em questões de segurança pública.

“O sucesso nesse caso demonstra que a Polícia Civil tem evoluído juntamente com a tecnologia, a sociedade e os anseios dela. As pessoas desejam uma polícia acessível, presente, capacitada. A imprensa é um instrumento importante e o disque-denúncia, através do 197, tem recebido informações importantíssimas da população para a concretização da Segurança Pública, que é um dever de todos”, completou o delegado-regional.

Fonte: Priscila Cadore / Governo do Tocantins