Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeitura de Tocantinópolis Já Recolheu Mais de 250 Caçambadas de Entulhos em Onze Bairros da Cidade

Data do post: 08/01/2019 12:02:17 - Visualizações: (1651)

Manter a cidade limpa e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população são algumas das preocupações do Governo Municipal. Para tanto, a Prefeitura de Tocantinópolis tem intensificado as ações de limpeza e organização da cidade.

Dirceu LenoAlém de restabelecer a coleta, a Administração Municipal mantém cronograma de recolhimento emergencial de entulhos em diversos bairros.

Em poucos dias de trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura já recolheram cerca de 250 caçambadas de resíduos, galhadas e restos de construções. Durante esta semana, três frentes de serviços estão sendo intensificadas e concentradas no Alto Bonito, um dos maiores bairros da cidade e com grande quantidade de entulhos.

Os trabalhos do “Força Tarefa Cidade Limpa”, iniciado dia 18 de dezembro do ano passado, já percorreu os seguintes setores: Alto da Boa Vista I, II e III, Vila Antônio Pereira, Vila Matilde, Setor Dergo, Vila Sabóia, Vila Tibério Azevedo, Vila Valdenor e Setor Lajinha. Os outros bairros receberão as equipes em breve.

De acordo com secretário de Obras, Infraestrutura, Transportes e Agricultura, Salomão Barros, os serviços de coleta de lixo domiciliar não foram interrompidos e continuam sendo feitos regularmente dentro de sua periodicidade. “A prioridade do Governo Municipal é o bem-estar das pessoas. E, para isso, estamos garantindo uma cidade organizada e limpa. Retomamos e ampliamos as ações de limpeza fazendo trabalho emergencial de recolhimento dos entulhos.  O prefeito Paulo Gomes não está medindo esforços para a realização dos serviços, porém, é fundamental a colaboração da população para manter a cidade limpa, não descartando lixo e entulhos nas vias públicas e nos lotes vagos da cidade”, destacou o secretário.

Dirceu LenoO prefeito Paulo Gomes explica que o acúmulo de entulhos se deu em razão da dispensa de alguns servidores, tendo em vista o limite prudencial com gasto de pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que implicaria no bloqueamento de recursos e repasses institucionais. “Tivemos que tomar algumas medidas de controle fiscal, como por exemplo, a dispensa de alguns servidores, para chegar ao ponto de não perder recursos ou mesmo sermos notificados. No entanto, já estamos retornando 100% os serviços e em poucos dias as ruas estarão limpas novamente e sem entulhos”, informou.

O gestor municipal informou ainda que, através da aprovação da Lei nº 1.055, de 09 de novembro de 2018, a qual institui o Programa Assistencial de Acesso ao Trabalho (Proaat), onde a Prefeitura poderá formalizar a contratação e inserção de pessoas no mercado de trabalho, associado a ações de apoio às famílias para o acesso às políticas e programa sociais, de forma a propiciar a superação das situações de pobreza extrema, fome, insegurança alimentar, analfabetismo, dentre outras forma de privação e de violação de direitos.

“Através do Proaat, a Prefeitura pretende dar oportunidades para as famílias que são referenciadas e acompanhadas pelo Cras e/ou Creas. A atuação dessas pessoas na realização de serviços públicos gerais de manutenção e limpeza pública será essencial na questão de mantermos a cidade limpa. Outra medida que irá nos ajudar é a redução do ISSQN, no qual a Prefeitura prevê um aumento de receita durante o ano”, destacou o prefeito.

Dirceu LenoPaulo aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração da população quanto ao descarte de entulhos, galhadas e retos de materiais de construções. “Estamos trabalhando com “Força Tarefa Cidade Limpa” para regularizar essa situação, porém, o recolhimento de entulhos é uma obrigação do proprietário. Após a conclusão desses serviços as equipes da fiscalização irão notificar os donos dos terrenos e lotes vagos para que faça a limpeza em respeito aos vizinhos e ao próprio meio ambiente, pois esta medida é de inteira responsabilidade do proprietário”, informou o prefeito.

Lixo e entulhos

A coleta de lixo domiciliar e limpeza urbana são realizados gratuitamente pelo Poder Público Municipal. No entanto, a destinação correta e o recolhimento de entulhos (restos de materiais de construção, resíduos e bens inservíveis – móveis e eletrodomésticos, dentre outros) é de responsabilidade do cidadão. Portanto, o proprietário da residência ou comércio deve locar um veículo devidamente regulamentado, ou se preferir, pagar uma taxa na Prefeitura, para retirar os materiais e entulhos alocados em vias públicas da cidade.

Em caso de descarte irregular de entulhos em vias públicas ou lotes vagos, o responsável será notificado para realizar a limpeza do local e estará sujeito a multa em caso de não cumprimento. “A realização da “Força Tarefa Cidade Limpa” é emergencial. Tem objetivo de resolver os problemas quanto ao acúmulo de entulhos e deixar a limpa novamente. Após finalizar este trabalho, a fiscalização será intensificada. A comunidade pode e deve ajudar mantendo limpos os locais onde foi realizado o trabalho, evitando o descarte irregular de mais materiais nas vias públicas do município”, informou o prefeito Paulo Gomes.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis