Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Promove Seminário Sobre Retirada da Vacinação Antiaftosa e Fórum da Pecuária

Data do post: 11/12/2018 13:53:03 - Visualizações: (700)

Faltam menos de três anos para o Tocantins retirar a vacinação contra a febre aftosa, até lá é preciso cumprir todas as exigências previstas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026.

Adapec TocantinsCom intuito de mobilizar toda a cadeia produtiva pecuária, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e demais instituições, promoverão o 1º Seminário do Plano Estratégico do Tocantins livre de febre aftosa sem vacinação e o 1º Fórum de pecuária sustentável do Tocantins, no dia 13 de dezembro, no Palácio Araguaia, em Palmas.

O evento começará com apresentação das estratégias do Plano com ênfase no histórico do combate à doença e o controle de trânsito entre os estados que fazem divisa com o Tocantins. “Estamos dando um grande salto no fortalecimento e crescimento econômico, mas precisamos unir forças para superarmos todos os desafios propostos, assim, alcançaremos a evolução sanitária que estamos galgando”, avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha

O responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explica que entre os assuntos mais importantes abordados pela Agência será a suspensão de trânsito de animais entre o Tocantins e os estados do Maranhão e Pará, onde ambos retirarão primeiro a vacinação. “Com a medida, nosso produtores precisarão buscar alternativas até que o bloco tenha retirado à vacinação. Entretanto, o evento possibilita discussões e busca por alternativas para passarmos pelo processo sem nenhum transtorno”, disse.

No período da tarde serão abordados os temas: Diagnósticos e perspectivas futuras da cadeia produtiva da carne bovina; Projeto ABC no Tocantins; Experiências dos pecuaristas do Tocantins; A importância da organização na pecuária, entre outros.

Parceiros

O evento conta ainda com a organização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sistema Fieto e Sistema Faet/Senar. Além das parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO); e as empresas privadas ligadas ao setor do agronegócio.

Fonte: ADAPEC Tocantins