Fortes Chuvas Elevam Nível do Rio Tocantins em Tocantinópolis

Data do post: 06/12/2018 22:35:23 - Visualizações: (1183)    Imprimir

Depois de um longo período sem chuvas, o Tocantins começou a entrar em um período de transição da estiagem para o chuvoso.

Dirceu LenoTocantinópolis, município localizado na microrregião do Bico do Papagaio, iniciou o mês de dezembro com bastante volume de chuvas.

As intensas ocorrências são resultado do enfraquecimento da massa de ar quente que atua sobre o estado. Com o calor e o aumento da disponibilidade de umidade, várias áreas de instabilidade se formaram sobre o Tocantins resultando em chuvas ao longo de toda a semana.

As fortes pancadas de chuvas além de oportunizar um clima agradável, também contribuíram significativamente para a elevação do nível do Rio Tocantins, o qual tem oscilado durante esses dias e chegado a mais de 1,5 metro acima do normal.

As previsões de elevação serão, segundo informações da UHE – Usina Hidrelétrica de Estreito, de 4.137,20 m³/s para as 24h, 4.141,02 m³/s para 48h e 4.003,37 m³/s para 72h. Com isso, a equipe da Defesa Civil encontra-se de prontidão verificando pontos estratégicos a possíveis alagamentos.

O pescador Valmir Santana disse que nessas épocas do ano, sempre fica em alerta devido as oscilações do nível do rio. “Quando chega o período de chuva, o rio enche de forma rápida e abaixa da mesma velocidade. Temos nossas embarcações e com isso temos que estar sempre olhando. Torcemos para que na época da piracema o rio fique cheio, mesmo assim ficamos Dirceu Lenoapreensivos quando há as enchentes, pois, todos os anos tem as mortandades de peixes e não sabemos do que são causadas”, explica.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou alerta amarelo para a região norte do Tocantins e alerta laranja para a Região Tocantina (Maranhão). De acordo com o aviso são esperados para os próximos dias de 30 a 60mm/h ou 50 a 100mm/h de chuva. A umidade relativa do ar deve ficar entre 60 a 100%, e a temperatura permanecerá estável entre 18º a 28°C.

Nesta quinta-feira (6), o clima continuará úmido. Durante a tarde o céu ficará nublado a encoberto com probabilidade de chuva. À noite, será encoberto a nublado com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.

No final de semana, as chances de chuvas permanecerão. A manhã da sexta-feira (7), será de céu encoberto a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, podendo ocorrer inclusive nevoeiros. Durante a noite, o tempo ficará encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

Foto da notícia

Data: 10/12/2018 18:38:08 - Visualizações: 1777

Notícias Relacionadas

11/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Mais um Suspeito de Tráfico de Drogas Que Comercializava no Setor Cidade Alta

10/12/2018
"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

10/12/2018
Motorista Tenta Passar Por Cais Inundado e Caminhonete Afunda no Rio Tocantins em Tocantinópolis

06/12/2018
Governo Nomeia Delegados de Tocantinópolis Para Responder Por Importantes Regionais do Estado

04/12/2018
Suspeitos Por Tráfico de Drogas São Presos Pela Polícia Militar em Tocantinópolis

30/11/2018
"A Lista é Apenas uma Notificação", Diz Secretário de Administração de Tocantinópolis em Entrevista

Todas as Notícias