Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Servidores do Naturatins Recebem Informações Sobre Saúde do Homem

Data do post: 04/12/2018 18:36:23 - Visualizações: (648)

Em virtude da ação conhecida como Agenda Ambiental (A2N), que busca promover a qualidade de vida do servidor com ênfase no ambiente de trabalho, a Associação dos Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Matinta Perera promoveu nesta terça-feira, 4, no auditório do órgão, um  bate-papo entre o urologista Giovanni Sandoval e os servidores.

Naturatins-TOA atividade fez parte da campanha Novembro Azul, uma iniciativa para chamar a atenção do público masculino para cuidados preventivos com a saúde. Durante a conversa o médico alertou sobre a importância dos homens realizarem consultas e exames periódicos, com a finalidade de prevenir doenças como o câncer de próstata, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Por meio de uma parceria da Associação Matinta Perera e o Sabin Laboratório Clínico, os servidores tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial e realizarem o teste de bioimpedância com foco na gordura visceral.

Segundo o urologista entre os fatores que podem contribuir para os diversos tipos de câncer, estão a gordura no fígado, mau funcionamento do pâncreas e  rins. “Existem os fatores hereditários, a alimentação e falta de atividade física. Para obter um diagnóstico é necessário avaliar o modo de vida do paciente. Para a partir daí, solicitar os exames específicos”, explicou.

O médico afirmou que, para homens da raça negra, devido existir comprovação de maior incidência de câncer e homens com histórico da doença na família, existe a recomendação de que os exames preventivos sejam feitos aos 45 anos. “No caso dos homens que não possuem estas características, é importante realizar consulta com o urologista aos 50 anos”, salientou.

Naturatins-TOO servidor Hudson Andrade, analista técnico da Assessoria Jurídica, destaca que para o homem, ainda é um tabu realizar consultas e exames. “Com essa iniciativa o Naturatins investe na saúde dos servidores. É uma ação excelente, que vai refletir numa prestação de serviço melhor, porque um servidor saudável gera uma prestação de serviço mais adequada”, manifestou.

O guarda-parque Carlomar Arruda, enfatiza que esta ação é muito bem-vinda. Para ele medir a pressão, fazer o teste da bioimpedância, além de ouvir um especialista sobre assuntos tão importantes faz a diferença. “O Naturatins e a Associação estão nos ajudando muito, porque estão nos alertando para buscarmos mais saúde, principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças”, salientou.

Iara Lima, membro da Associação Matinta Perera, relata que o objetivo principal desta ação foi promover a reflexão sobre a qualidade de vida do servidor. “Sabemos que o homem é mais resistente em procurar o médico para exames de prevenção e isso pode comprometer sua qualidade de vida. Neste sentido a Associação busca promover palestras e outras atividades em datas comemorativas, para chamar a atenção dos servidores”, finalizou.

Com essa ação o Naturatins e a Associação dos Servidores encerram as atividades da Campanha Novembro Azul.

Fonte: Naturatins-TO