Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Civil Deflagra Quarta fase da Operação Travessia em Tríplice Fronteira Estadual

Data do post: 30/11/2018 12:44:03 - Visualizações: (1080)

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou nesta sexta-feira, 30, na região Extremo-Norte do Estado, também conhecida como Bico do Papagaio, a quarta fase da “Operação Travessia”, que visa a combater o tráfico de drogas na tríplice fronteira entre os estados do Pará, Tocantins e Maranhão, com inter-relação ao estado de Goiás.

Secretaria de Segurança Pública-TOA operação ganhou este nome porque os traficantes utilizavam os rios Araguaia e Tocantins como via de tráfego dos entorpecentes pelos estados de Pará, Maranhão e Tocantins.

Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e temporária e doze mandados de busca e apreensão nos municípios de Araguatins, São Bento do Tocantins, Trindade de Goiás (GO) e Marabá (PA). De acordo com a Polícia Civil, o grupo consistia numa associação de traficantes em fase inicial de organização, tendo inclusive contato com organizações criminosas de reconhecimento nacional.

Participam desta fase da operação, 50 policiais civis, sendo 10 delegados e 40 agentes e escrivães das regionais de Araguatins com o apoio da Delegacia Especializada em Investigações Criminais – DEIC de Araguatins, Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE, Delegacia de Polícia de Tocantinópolis e de Ananás, todos na região Extremo-Norte do Estado. A operação está sendo Secretaria de Segurança Pública-TOcoordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Araguatins, sob o comando do delegado titular Enio Walcacer.

Histórico

Iniciada em julho de 2018, por meio de um flagrante delito em parceria com a Polícia Militar, a Operação Travessia teve suas primeiras prisões realizadas em Araguatins, quando foram presos três traficantes e um adolescente infrator. Segundo o delegado Enio Walcacer, após aquelas prisões foram realizadas coletas de informações com o auxílio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Na segunda fase, fora apreendida uma remessa de drogas oriunda de Marabá- PA, trazida por uma mulher gestante, utilizada como “mula” pelo traficante Jovair Inácio da Silva, conhecido como “Velho”.

Na terceira fase, em continuidade às investigações e em contato com o Sistema de Inteligência da Polícia Civil de Goiás, a equipe de investigadores Secretaria de Segurança Pública-TOrecebeu a informação de que Jailson Costa, morador de São Bento, distante a 47 quilômetros de Araguatins, estaria recebendo uma grande remessa de drogas, quatro veículos automotivos e uma motocicleta utilizados no transporte de drogas, além de um revólver calibre 22, procedendo a sua interceptação.

Na última quarta-feira, 28, foi cumprido mandado de prisão contra Jovair, no município de Marabá-PA. Com ele, foram apreendidos cerca de R$ 7 mil em espécie, meio quilo de droga identificada como crack pela perícia, um veículo utilizado para negociações e transporte de drogas, além de uma espingarda calibre 32.

Secretaria de Segurança Pública-TOSaiba Mais

A Operação Travessia, que durou cerca de quatro meses, foi fruto de um trabalho especializado e conjunto de toda a equipe da 2ª DPC de Araguatins, em parceria com a Diretoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública – SSP, com minuciosa investigação, levantamento e cruzamento de informações, a partir das mais modernas tecnologias à disposição da Polícia Civil do Tocantins, somado às atividades de campo empreendidas pelos agentes lotados naquela 2ª Delegacia de Polícia de Araguatins.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO