Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã Realiza Dia “D” Alusivo ao Novembro Azul

Data do post: 29/11/2018 17:31:58 - Visualizações: (713)

Para dar continuidade às ações da campanha Novembro Azul no Sistema Prisional, que busca conscientizar a população carcerária masculina sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã (CRSLA), em Cariri do Tocantins, realiza nesta quinta-feira, 29, das 8h às 17 horas, o dia “D” com diversas atividades voltadas para a temática, inclusive, a coleta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA).

Setas-TONeste dia, os reeducandos do CRSLA estão recebendo atendimentos médicos, odontológicos e cortes de cabelo. A ação também prevê aos internos a atualização dos cartões de vacinação, assistência farmacêutica, coleta de exames laboratoriais, como PSA, hemograma, urina e glicemia e, também, realização de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. O chefe da unidade, Paulo Sérgio Vieira Sousa, também informou que os reeducandos estão sendo atendidos pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO).

Ainda segundo Paulo Sérgio Vieira Sousa, realizar esse dia de ação social é importante e extremamente necessário, já que a maioria da massa carcerária não conta com esses serviços rotineiramente ou o apoio de seus familiares de forma cotidiana. “Há mais de quatro anos a unidade prisional realiza estas atividades de atenção ao preso no mês de novembro. Neste ano, focamos muito nas orientações sobre a tuberculose, que acomete a população carcerária”, relatou o chefe do CRSLA.

O reeducando W.F.B, no CRSLA desde junho deste ano, avaliou a ação como muito positiva. “Esse atendimento melhora a perspectiva de vida da gente. Fui atendido pelo dentista, que deu uma olhada boa em tudo, cortei o cabelo e até o final da tarde eu passo pelos outros atendimentos”, disse.

A enfermeira da unidade e responsável pela ação, Vanessa Teixeira Marques, explicou que durante todo o mês a unidade ofertou ações relativas à saúde do interno. “No início do mês, nos reunimos nos pavilhões para dar orientações sobre prevenção, principalmente da tuberculose. Nesse sentido, orientamos sobre a manutenção da limpeza das celas e distribuímos material educativo para as famílias nos dias de visita”, expôs. 

De acordo com Paulo Sérgio, as ações preventivas em saúde ocorrem ocasionalmente na unidade, em parceria com o município de Cariri do Tocantins. “Esse evento não é feito somente durante o mês de novembro. Junto à prefeitura de Cariri, a gente desenvolve esse trabalho de prevenção à saúde durante o ano inteiro, mas especialmente nesse mês, priorizamos o atendimento dentro da unidade”, explicou.

Fonte: Setas-TO