TOCANTINÓPOLIS:
Facebook Youtube Twitter
Siga-nos:

Prefeitura de Tocantinópolis Promove Passeio Turístico com Junina da Melhor Idade em São Luís

Data do post: 19/11/2018 21:43:37 - Visualizações: (1204)

Prosseguindo com ações de valorização e inclusão da pessoa idosa, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu de 15 a 18 de novembro, na cidade de São Luís/MA, passeio turístico com integrantes da Junina da Melhor Idade.

Dirceu LenoMomentos de lazer, descontração, animação e muito conhecimento. Assim, podemos resumir a viagem da Junina da Melhor Idade à Capital do Estado do Maranhão, a qual é rica em manifestações culturais e conta com o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina.

Foram quatro dias de curtição onde os idosos puderam se divertir e ao mesmo tempo conhecer um pouco da história da única cidade brasileira fundada pelos franceses. Com 406 anos, São Luís também é uma das três capitais do Brasil localizadas em ilhas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Eleny Araújo, o objetivo é dar oportunidade ao idoso em participar de atividades de lazer, na qual estabeleçam relações interpessoais com o grupo e que venham a contribuir para uma melhor qualidade de vida. “Temos proposto esses momentos para que todos se sintam valorizados e tenham uma interação e união entre eles”, pontuou.

O prefeito Paulo Gomes que também acompanhou os idosos durante o passeio, acompanhado da primeira-dama, Priscila Lutiane, ressalta que a atual administração além de oportunizar momentos de lazer, também investe em políticas públicas para os idosos. “Momentos como esses reforçam nosso objetivo, que é oportunizar uma melhor qualidade de vida para nossos idosos. Trabalhamos de forma integrada e com planejamento para que as pessoas da terceira idade possam sair da rotina e ter momentos de lazer e descontração como esse, dando a eles oportunidade até de conhecer novos lugares do Brasil”, destacou o gestor municipal.

Dirceu LenoPara todos que participaram deste passeio, foram períodos inesquecíveis e que permanecerão eternizados na memória. O grupo pôde conhecer alguns dos principais pontos turísticos da Ilha do Amor, em especial, o Centro Histórico, a exemplo do Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II, Catedral da Sé Nossa Senhora da Vitória, Prefeitura, Feirinha Cultural, as vielas e os casarões históricos construídos no período da colonização, dentre outros.

Momentos de alegria e diversão foi perceptível quando alguns idosos conheceram pela primeira vez, o mar. Dona Maria Pereira disse que se sentiu muito bem durante o passeio. “Foi uma experiência maravilhosa. Aprendi muito e espero aprender cada vez mais participando desses passeios promovidos pela Prefeitura. Irei contar essas vivencias para meus netos e bisnetos. Fiquei maravilhada com tudo que vi”, disse.

Dona Geraldina Lima, ressaltou que participar do passeio foi um dos melhores momentos de sua vida. “Essa iniciativa é uma das melhores coisas que já aconteceu em benefício da terceira idade. Conhecer lugares históricos de São Luís, participar de missa na Catedral de Nossa Senhora da Vitória e ir às praias foram lindos momentos que jamais esquecerei, porque para nós idosos, foi marcante em nossas vidas”, destacou.

Dirceu LenoDona Petronilha também ficou satisfeita com a viagem promovida pelo Executivo Municipal. “Fui a vários locais que ainda não conhecia. Amei viver essa experiência. O Palácio dos Leões é um lugar perfeito e com uma história surpreendente. Fiquei admirada e adorei tudo. Eu nunca tinha ido a São Luís, portanto, aproveitei cada instante desse lugar maravilhoso, porque não é todo dia que a gente tem uma oportunidade como essa. Agradeço ao prefeito e a vice-prefeita pela oportunidade que nos deram. Eu gostei muito”, disse a participante.

O Sr. João Batista pontou que essa foi uma das experiências que ficará marcada em sua vida, isso porque além de conhecer um pouco da história da cidade de São Luís, o momento oportunizou interação entre os demais participantes. “Estou vivendo saudável e aprendendo novas coisas. Hoje o idoso está tendo aproveito de 100% por parte da Prefeitura, a qual investe verdadeiramente no idoso. As pessoas que trabalham na secretaria se dedicam fundamentalmente com carinho. Conhecer lugares históricos e explicações sobre cada um é uma felicidade e orgulho na minha vida. Então, isso para mim, é de grande proveito”, disse.

Durante o passeio, os idosos também tiveram a oportunidade de participar de atividades de alongamento e relaxamento as quais foram realizadas pelos profissionais de educação física que atuam na Academia da Melhor Idade. Além de promover a integração no grupo, ações como essas reforçam e contribuem para com que os idosos usufruam de bons momentos visando a melhoria da qualidade de vida.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.