Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Bombeiros Militares Concluem Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

Data do post: 12/11/2018 18:40:17 - Visualizações: (707)

Um total de 36 bombeiros militar, integrantes das diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), participam, nesta terça-feira, 13, de uma formatura em decorrência da finalização dos cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Instrutor e Básico. 

Corpo de Bombeiros MilitarA formatura acontece, às 8 horas, no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), na quadra 403 Sul, Avenida LO-09 com Avenida NS-05 (antigo aeroporto) em Palmas.

Na ocasião, os militares também participarão de um simulado de encerramento do curso. O APH foi realizado em atendimento às diretrizes do comando geral do CBMTO, na Academia de Formação de Bombeiro Militar (AFBM), localizada no Quartel do Comando Geral (QCG), na Capital.

Curso APH Instrutor

APH Instrutor foi o primeiro realizado pelo CBMTO, disponibilizando 45 horas/aula em Técnicas de Ensino, 45 horas/aula em Didática e Dinâmica em APH, 90 horas/aula em Estágio Docente Supervisionado com um total de 180 horas aula. A aulas iniciaram no último dia 16 de outubro e finalizaram nesta segunda-feira, 12.

Curso APH Básico

A malha disciplinar do curso, coordenado pelo atual diretor de Serviços Técnicos do CBMTO, major Thiago Franco Santana, abrange: atendimento pré-hospitalar I e II.

O conteúdo programático do curso abrangeu 24 subtemáticas tais como o sistema de emergências e o socorrista; atuação operacional à ocorrência; anatomia humana; biomecânica do trauma; avaliação geral do paciente; ressuscitação cardiopulmonar; ventilação, aspiração e oxigenoterapia; hemorragias e choques; ferimentos em tecidos moles e trauma em extremidades (um total de 120 horas/aula). Além disso, os militares ainda participaram do Estágio Operacional Supervisionado (36 horas/aula) somando ao todo, 156 horas/aula. Esse é o 6º curso de APH Básico ofertado pela corporação.

O curso iniciou no dia 29 de outubro e finalizou nesta segunda, 12.

Simulado prático

Como encerramento oficial do curso de APH Instrutor e Básico, está previsto um simulado prático com os 36 bombeiros no qual simularão uma ocorrência real de Atendimento Pré-Hospitalar. Essa atividade contará com 15 vítimas  que serão atendidas pelo método de triagem (START) utilizando os equipamentos presentes no dia a dia das atividades dos bombeiros no que diz respeito ao Atendimento Pré-Hospitar.

“O curso de Instrutor facilita para que tenhamos um número maior de bombeiros aptos a ministrar o curso e o Básico é fundamental para toda a corporação já que nós temos o atendimento hospitalar em todos as nossas ocorrências. A intenção do comandante é que os cursos sejam ministrados de forma descentralizada em todas as unidades do CBMTO”, explicou a coordenadora do APH Instrutor, major Andreya de Fátima Bueno.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar