Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Conselho de Segurança Pública de Tocantinópolis Participa de Seminário Internacional de Polícia Comunitária em Palmas

Data do post: 11/11/2018 18:37:42 - Visualizações: (1429)

O evento aconteceu com a coordenação da Assessoria de Polícia Comunitária, através da PMTO e Secretaria de Segurança Pública.

Ascom/5ª CIPMO Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social de Tocantinópolis, através de sua Presidente Maria Vani Brito Soares Nogueira, do segundo tesoureiro Glemesson dos Santos Araújo e do membro Nato Capitão PM José Luís Cantanhede Coelho participaram do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária no estado, que se encerrou na tarde desta quinta-feira, 08, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Na ocasião, os representantes os diversos CONSEGS que se fizeram presente tiveram a oportunidade de inteira-se de como funciona a Filosofia de Polícia Comunitária não apenas no Tocantins ou no Brasil mais também da experiência Chilena e Japonesa. O evento contou com a participação de palestrantes dos Estados do Tocantins, Pará, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Já a experiência chilena foi o tema  do major  Gonzalo Rodrigo Urbina Castro, que destacou os serviços de integração com a Ascom/5ª CIPMcomunidade, baseado na confiança mútua, e a rotina de policiamento ostensivo e preventivo dos carabineros (equivalente aos policiais militares), que têm gerado resultados positivos na redução da criminalidade em todo país, seja nas ações repressivas, preventivas ou sociais exercidas pelos policiais. O secretário de segurança da embaixada japonesa no Brasil (JICA), Kenichi Suzuki, destacou as práticas internacionais de Polícia Comunitária na prevenção criminal que, conforme as estatísticas, ao longo das décadas reduziram o número de detenções no Japão, devido à adoção de práticas preventivas e comunitárias de segurança. Há mais de 100 anos o país utiliza técnicas de Polícia Comunitária, sendo o pioneiro internacionalmente nesta prática preventiva, em que a estrutura policial é denominada Koban.

Ascom/5ª CIPMAlém de poder conhecer a experiência de outros lugares, os representes dos CONSEGS tiveram a oportunidade de falar de suas experiências, onde a Presidente do CONSEG Tocantinópolis Maria Vani, expôs sobre o projeto de Vídeo Monitoramento da cidade, elencando a importância e os benefícios que o projeto trará para a prevenção da criminalidade na cidade e região.

Também estiveram presentes no referido Seminário o Major Valdemi Silva Reis – Comandante da 5ª CIPM, um dos mediadores e organizadores do evento e o Tenente Reinaldo Nunes de Brito - membro Nato do CONSEG de Ananás.

Fonte: Ascom/5ª CIPM