Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sine de Palmas Terá Atendimento Exclusivo Para Pessoas com Deficiência Nesta Quinta-feira, 8

Data do post: 07/11/2018 15:08:26 - Visualizações: (656)

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO), Unidade de Palmas/Centro, terá nesta quinta-feira, 8, atendimento exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), isso porque o Órgão juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizam o Dia D - Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS, de 8h as 14h.

Setas-TONos demais Sines estaduais o atendimento será normal com foco na conscientização do Dia D.

O diretor do Trabalho, José Alberto, afirmou que o Sine não mede esforços para a sensibilização dos empresários e que “as ações do dia D são voltadas para o diálogo com as empresas, para fazer a aproximação e colaborar com as metas que as empresas precisam cumprir, além de inserir o maior número de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho”, disse.

Em Palmas, a rede de Supermercados BIG conta atualmente com 15 trabalhadores com deficiência em seu quadro funcional. “Precisamos valorizar os bons profissionais, nossos funcionários PCD atuam em nossa escala como qualquer outro, sempre sendo respeitadas suas limitações”, disse o gerente do RH Carlos Eduardo campos.

A funcionária Antonina Coelho de Arruda, 44 anos, em 2014 precisou passar por um procedimento cirúrgico de alta complexidade e ficou com algumas limitações, como carregar peso. Impedida de trabalhar por cerca de dois anos, era pensionista do INSS e, por meio da reabilitação na Instituição, em 2016 ficou sabendo do Dia D, participou e foi selecionada como assistente de padaria. “O serviço não exige além do que posso fazer e sinto-me feliz por ter esse trabalho; ter algumas responsabilidades me auxilia na superação de algumas sequelas”, falou ela.

Já Roselbert Gomes de Miranda, 46 anos, tem problemas de audição desde a infância, o que dificulta sua fala e obviamente sua comunicação. Isso atrapalha a execução de algumas tarefas, no entanto ele sempre trabalhou. Há oito meses como fiscal de prevenção de perdas no Supermercados BIG, ele disse que desenvolve seu trabalho sem dificuldade, mas que no início foi mesmo um pouco complicado. “Tenho esposa e seis filhos, esse trabalho é importante para nosso sustento e nossa autonomia, preciso superar essas limitações”, afirmou ele.

A ação é promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e visa aproximar essa parcela da população que está em busca de trabalho e os empregadores, obrigados ou não a atender a Lei de Cotas. O Sine Centro fica localizado na Quadra 104 Sul, ACSE-1, Conj 03, SE 03, Lt 25 (próximo ao Camelódromo).

Fonte: Setas-TO