Luana Ribeiro e Dirigentes da Aciara Discutem a Extinção da Complementação do ICMS

Data do post: 06/11/2018 16:18:34 - Visualizações: (235)    Imprimir

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), participou nesta terça-feira, 6, de uma reunião com a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), na sede da associação, para tratar da votação da matéria que prevê a extinção da complementação de alíquota do Imposto sobre a Circulação de Bens, Mercadorias e Serviços (ICMS).

Assembleia Legislativa do TocantinsDe acordo com representantes da Aciara, o imposto é cobrado das empresas do Simples Nacional que compram mercadorias fora do Tocantins. A taxa é a diferença entre o ICMS do Tocantins e do Estado de origem do produto e é cobrada na compra, ou seja, antes da empresa vender o produto.

Para o presidente da entidade, Rênye Costa, a proposta, que precisa partir do Executivo estadual, vai dar um fôlego a mais para os empresários do Tocantins. “A redução tributária permite que as empresas cresçam, gerem mais emprego e renda. Os empresários exercem um papel fundamental para a economia do Estado e por isso esperamos o fim desse imposto”, destacou o presidente.

Luana reconheceu a representatividade da classe empresarial para os participantes.

“É sempre muito positivo reunir com os empresários, pois eles são os grandes geradores de emprego e renda para a nossa sociedade. São reivindicações antigas e, se forem atendidas, vão melhorar muito a economia do Tocantins. A questão tributária passa primeiro pelo Executivo e na Assembleia poderemos fazer emendas”, afirmou a deputada.

Melhores condições

Manoel de Assis Silva, diretor de SPC da Aciara, destacou que, pelo fato das empresas do Tocantins trazerem praticamente todas as mercadorias de fora, a complementação atrapalha a rentabilidade.

“Essa negociação é de extrema importância para que consigamos extinguir a complementação do ICMS. Nós compramos quase toda nossa mercadoria de outros Estados, porque o Tocantins ainda não tem um polo industrial suficiente. Normalmente, o empresário tem dificuldade de manter seu negócio, o que dirá ainda conseguir recursos para pagar esse imposto antes da venda dos produtos”, lembrou o diretor.

Luta antiga

“Nossa expectativa é boa, estamos brigando por essa extinção desde 2011. Todo ano, pleiteamos a manutenção da alíquota para não aumentar, mas nunca foi extinta de fato. Nós entendemos que isso representa um custo muito alto para a classe empresarial. Por isso o fim da taxa vai ajudar muito as empresas do Tocantins”, pontuou Antônia Lopes Gonçalves, tesoureira da Associação.

Encontro com o governador

Está prevista para as 18 horas desta quarta-feira, 7, uma reunião entre a diretoria da Aciara e o governador Mauro Carlesse (PHS), no Palácio Araguaia, em Palmas, para a discussão da proposta de extinção da cobrança de complementação de alíquota do ICMS.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Tocantinópolis Registra o Segundo Homicídio do Ano de 2019

Foto da notícia

Data: 20/01/2019 11:33:13 - Visualizações: 3854

Notícias Relacionadas

19/01/2019
Aulas da Rede Municipal de Gurupi Iniciam na Segunda-feira (21)

18/01/2019
Justiça Avaliará Impactos Ambientais de Barragens na Bacia do Rio Formoso

18/01/2019
Polícia Civil Aprende Drogas, Arma de Fogo e Prende Dois Traficantes

18/01/2019
Município de Pium é Orientado Pelo MPE a Observar Normas Legais Para a Eutanásia de Animais

18/01/2019
Forças de Segurança Estaduais Iniciam Série de Reuniões em Prol da Segurança Pública no Tocantins

18/01/2019
Homem Encontrado com 25 Pedras de Crack é Condenado a Sete Anos

Todas as Notícias