Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Carteiras de Trabalho Voltam a Ser Emitidas Pela Prefeitura de Tocantinópolis

Data do post: 25/10/2018 14:01:32 - Visualizações: (1835)

Convênio firmado entre a Prefeitura de Tocantinópolis e o Ministério do Trabalho e Emprego garantirá mais facilidade ao cidadão tocantinopolino.

Dirceu LenoBuscando restituir a dignidade do trabalhador, bem como oportunizar o primeiro emprego, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, dirimiu alguns entraves burocráticos e retomou a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Após vários anos sem emitir o documento, o município volta a ser parceiro na execução do serviço, fato que resulta em agilizar o dia a dia dos moradores, além de reduzir a espera daqueles que aguardam pela expedição da cédula para conseguir uma oportunidade de emprego. Depois da retomada dos serviços, já foram emitidas cerca de 150 carteiras.

“Apesar do mercado de trabalho não estar favorável para os jovens, pois sempre somos nós que sofremos mais com a falta de oportunidades, me sinto feliz e com muita expectativa, já que com a Carteira de Trabalho fica mais fácil para conseguir um emprego. Nossa cidade ficou bastante tempo sem tirar o documento e isso deixava todos nós desanimados porque tínhamos que se deslocar para as cidades vizinhas para tentar conseguir, todavia, os municípios que oferta o serviço são sempre longe. Agora ficará mais fácil fazer a emissão aqui mesmo em Tocantinópolis”, argumentou Júnior Rocha.

A prestação do serviço pela Administração Municipal além de ser ágil, a pessoa recebe o documento no máximo em vinte dias. “Após o cadastramento das informações do cidadão, as carteiras poderão ser retiradas em no máximo em 20 dias, uma vez que os dados são encaminhados para a respectiva confecção na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Palmas”, informou o técnico Adailton Chaves.

De acordo o secretário de Administração, Finanças e Meio Ambiente, Delvani Souza, por meio do convênio firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Prefeitura restitui a competência para a emissão das carteiras e, consequentemente, oportuniza a obtenção do documento, sem o qual não se consegue a efetivação do emprego formalizado. “Creio que iremos ajudar muita gente por meio da confecção desse documento tão importante para o cidadão”, afirmou. A retomada dos serviços também se deve ao requerimento apresentado pelo vereador Joelson Farias junto ao Poder Executivo Municipal.

Local e documentos necessários

Dirceu LenoAs pessoas com idade mínima de 14 anos, interessadas em tirar a CTPS digital, devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social (antigo Mercado Municipal), cujo atendimento é feito de segunda a sexta-feira (nos dias úteis), no horário das 7h às 12h30.

Para a emissão da primeira via é necessário a apresentação dos seguintes documentos, originais e cópias: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento. Em caso de segunda via por motivo de extravio, perda, furto/roubo, além de apresentar os documentos listados acima, é obrigatório levar também o Boletim de Ocorrências.

Não há necessidade de apresentar fotografia 3x4, pois o sistema registra automaticamente a foto do trabalhador no ato da emissão do documento. Lembrando que é necessário a pessoa ir trajando, de preferência, camisa com manga.

Para a emissão das carteiras, a Prefeitura utiliza um kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. Os kits tornam mais rápida a coleta de dados e a realização de fotografia na hora do atendimento, beneficiando o trabalhador.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis