Tocantins Receberá Auditoria Sobre Retirada da Vacinação Antiaftosa

Data do post: 08/08/2018 13:29:08 - Visualizações: (248)    Imprimir

Auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento percorrerão escritórios da Adapec em nove municípios.

Adapec TocantinsO Serviço de Defesa Sanitária Estadual, no âmbito da saúde animal, será auditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre os dias 13 e 20 de agosto, com vistas à retirada da vacinação contra a febre aftosa, prevista para ocorrer a partir de 2021. A auditoria técnica percorrerá os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) nos municípios de Porto Nacional, Peixe, Formoso do Araguaia, Araguaçu, Araguaína, Colinas, Guaraí, Miracema e Palmas.

O trabalho visa, entre outras, avaliar recursos humanos, físicos e financeiros; autoridade e competência técnica e conformidade com as normas existentes, para assinalar as adequações necessárias à retirada da vacinação, que estão previstas no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). “Temos juntado esforços para atender todas as exigências e corrigir quaisquer demandas apontadas pelo Mapa. Fazemos parte do bloco IV e nosso objetivo é avançar com os demais estados brasileiros em direção a essa grande conquista”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha,

Segundo o diretor de defesa, sanidade e inspeção animal da Adapec, Francisco Ramos, a qualidade dos serviços de todos os programas sanitários da área animal será avaliada, dentro do que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “Os auditores observarão os pontos nas áreas de pessoal, gestão e infraestrutura, e nós estaremos atentos para os aperfeiçoamentos propostos no sistema”, explica. O Mapa realizará a auditoria em todos estados, conforme cronograma da retirada da vacinação.

O Tocantins tem um rebanho de aproximadamente 8,7 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos). Atualmente, são realizadas duas campanhas anuais contra a febre aftosa, em maio quando a vacinação inclui todo o rebanho, e em novembro quando apenas são vacinados os animais com até 24 meses de idade.

A Adapec tem uma estrutura em cada município do Estado, conta ainda com 20 barreiras fixas e 14 barreiras volantes, além da contribuição de mais de 1.436 servidores.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2718

Notícias Relacionadas

17/10/2018
Polícia Civil Tira Mais Três Traficantes de Circulação

16/10/2018
Polícia Militar Prende Casal Por Posse Ilegal de Arma de Fogo

16/10/2018
Autor de Furto Qualificado é Indiciado Pela Polícia Civil

16/10/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Roubo

16/10/2018
Corpo de Bombeiros Alerta Para Incidência de Tempestade com Raios em Todo o Tocantins

16/10/2018
Reunião do Fumpol é Realizada Pela Secretaria da Segurança Pública em Palmas

Todas as Notícias