Setas Reúne Secretarias com Objetivo de Atender Demandas de Comunidades Tradicionais e Específicas

Data do post: 08/08/2018 13:27:22 - Visualizações: (351)    Imprimir

Segundo os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), dos 139 municípios tocantinenses, 133 possuem comunidades tradicionais ou específicas.

Setas-TOVisando conhecer e garantir uma prestação de serviços sociais a comunidades tradicionais e específicas do Tocantins, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) convidou outras secretarias de Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai) para uma reunião na manhã desta quarta-feira, 8.

O encontro possibilitou conhecer os trabalhos desenvolvidos e juntar esforços para elaboração de um instrumental que auxilie a conhecer melhor as demandas desta população. A previsão é que um mapeamento das comunidades comece a ser realizado a partir de outubro deste ano.

Para a assessora especial da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Whátila Mota, a reunião mostrou que trabalhar em conjunto era o anseio de todos os presentes. “Quando a saúde indígena vai realizar um atendimento em uma comunidade, por exemplo, percebe que há muitas outras necessidades. Trabalhar em conjunto é atender de fato a população com o que ela precisa”, comentou.

Setas-TOA possibilidade de agregar ações sociais às ações de cultura foi o que destacou a superintendente de cultura, Noraney Castro. “Estamos desenvolvendo um trabalho nos municípios sobre as festas tradicionais e percebemos que podemos agregar a este trabalho ações de cunho social. Assim podemos fazer acontecer as políticas publicas das comunidades tradicionais e especificas”, afirmou.

Participaram da Reunião Setas, Funai, Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação e Cultura. Uma nova reunião foi marcada para o dia 24 de agosto, na Setas.

Comunidade Tradicionais e Específicas

Atualmente, o Cadastro Único identifica 16 grupos populacionais com características socioculturais ou em situações específicas de vida. Sendo eles: indígenas, Quilombolas, Resgatados do trabalho análogo ao de escravo, Ciganos, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, agricultores familiares, dentre outros.

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2730

Notícias Relacionadas

17/10/2018
Polícia Civil Tira Mais Três Traficantes de Circulação

16/10/2018
Polícia Militar Prende Casal Por Posse Ilegal de Arma de Fogo

16/10/2018
Autor de Furto Qualificado é Indiciado Pela Polícia Civil

16/10/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Roubo

16/10/2018
Corpo de Bombeiros Alerta Para Incidência de Tempestade com Raios em Todo o Tocantins

16/10/2018
Reunião do Fumpol é Realizada Pela Secretaria da Segurança Pública em Palmas

Todas as Notícias