Libertadores da América Terá Árbitro de Vídeo nas Quartas de Final

Data do post: 28/07/2018 21:43:22 - Visualizações: (561)    Imprimir

O polêmico árbitro de vídeo da Copa do Mundo terá presença nos jogos da Libertadores da América, a partir das quartas de final. A informação foi confirmada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Foto: divulgaçãoO presidente afirmou em entrevista à Fox Sports da Argentina: “Gostei do uso do VAR no Mundial, estou convencido que é um avanço tecnológico que não poderá mais sair do futebol”.

O mandatário ainda afirmou que o que falta é comunicação, não entre os árbitros, mas entre a atuação do VAR e o público. “Se utiliza o VAR durante os 90 minutos, mesmo quando os torcedores não vejam o árbitro [principal] fazendo qualquer sinalização”, afirma Alejandro Domínguez.

Quando a ideia do árbitro de vídeo foi colocada em pauta pela FIFA, o objetivo era garantir que lances irregulares não afetassem o resultado final. Quem acompanhou os jogos da copa viu esse objetivo ser parcialmente atingido. O VAR auxiliou o árbitro em diversos lances difíceis de serem vistos facilmente na velocidade das partidas.

Mas houveram algumas consequências, uma das estatísticas desta copa que mais impressiona é o número de pênaltis marcados: 28. O número recorde foi alcançado graças à intervenção do VAR, mas o interessante é o fato que, na Copa de 2014, apenas 13 pênaltis foram marcados, menos da metade. De fato, em todas as Copas disputadas até hoje, o maior número de pênaltis marcados em uma única competição era 18, fato ocorrido nos anos de 2002, 1998 e 1990.

Quem defende a não utilização do árbitro de vídeo, certamente vê esse aumento como um argumento ao seu favor, afinal de contas, será possível que nossos árbitros cometiam tantos erros nas edições anteriores? Mas quem é a favor vê nos números uma prova da necessidade da utilização da tecnologia. No fim das contas, até o momento não existe um consenso e ambos os lados possuem fortes argumentos ao seu favor.

Até cinco equipes brasileiras podem ser afetadas pelo VAR

O Brasil conta, atualmente, com seis equipes na fase das oitavas de final da competição, Cruzeiro, Flamengo, Santos, Grêmio, Corinthians e Palmeiras. Ocorre um embate entre os mineiros e cariocas, mas os outros times jogam contra equipes de outros países, se classificados, o país pode contar com cinco equipes nas quartas de final, o que significa que essas equipes teriam um novo elemento nos seus jogos.

Quem gosta de apostar nos jogos da Libertadores terá que levar em conta o árbitro de vídeo de agora em diante, uma vez que a Copa do Mundo mostrou o quanto esse elemento pode alterar o resultado das partidas. Na hora de dar um palpite, qualquer mudança tática ou nas regras é algo sensível, que compromete os placares. Se você é uma dessas pessoas, fique esperto na mudança de arbitragem, e então consiga um bônus, por exemplo, no PlayBonds, e com isso você terá mais chances de acertar os resultados da Libertadores, independente das intervenções.

Como o VAR será implementado

Foto: divulgaçãoAs regras de utilização do assistente de vídeo serão as mesmas da Copa do Mundo. O juiz pode pedir ajuda em lances de gols, pênaltis, cartões vermelhos e identificação de jogadores em caso de cartão.

Existem alguns pontos que o VAR poderia melhorar antes da adoção em etapas finais de torneios, justamente para garantir que a tecnologia está realmente pronta. O primeiro é quanto à utilização, na Copa vimos diversos lances que seriam passíveis de intervenção do árbitro de vídeo, mas o mesmo acabou se omitindo e se eximindo da responsabilidade.

A velocidade do sistema também pode ser melhorada, em muitos lances a transmissão de TV conseguia mostrar replays muito mais rapidamente e, em muitos casos, as imagens da transmissão eram mais claras também.

Talvez a FIFA deveria ter feito assim como a Federação Tocantinense de Futebol de Salão e ter oferecido cursos de qualificação e aperfeiçoamento para seus árbitros. Assim a implementação do VAR seria certamente menos polêmica e mais correta.

Fonte: Vanessa Queiroz

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Maior Evento Gastronômico Itinerante do País, Festival Food Truck na Estrada Chega em Porto Franco (MA)

Foto da notícia

Data: 17/06/2019 22:36:03 - Visualizações: 563

Notícias Relacionadas

30/04/2019
Com o Campeonato Tocantinense em Decadência, Leomar Quintanilha Toma Posse Para Mais 4 Anos no Comando da FTF

17/04/2019
Arsenal X TEC, Por que Dois Times de Tocantinópolis no Estadual Tocantinense?

11/04/2019
Polícia Civil Prende Suspeito de Homicídio no Norte do Estado

20/03/2019
VI Copa Master Central do Bico 2019 Começou Com 12 Gols na 1ª Rodada

20/02/2019
Prefeito Paulo Gomes Prestigia Abertura da Copa Indígena Apinajé de Tocantinópolis

27/01/2019
Arena do Grêmio já Está de Gramado Novo Para a Copa América 2019

Todas as Notícias