Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Libertadores da América Terá Árbitro de Vídeo nas Quartas de Final

Data do post: 28/07/2018 21:43:22 - Visualizações: (1311)

O polêmico árbitro de vídeo da Copa do Mundo terá presença nos jogos da Libertadores da América, a partir das quartas de final. A informação foi confirmada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Foto: divulgaçãoO presidente afirmou em entrevista à Fox Sports da Argentina: “Gostei do uso do VAR no Mundial, estou convencido que é um avanço tecnológico que não poderá mais sair do futebol”.

O mandatário ainda afirmou que o que falta é comunicação, não entre os árbitros, mas entre a atuação do VAR e o público. “Se utiliza o VAR durante os 90 minutos, mesmo quando os torcedores não vejam o árbitro [principal] fazendo qualquer sinalização”, afirma Alejandro Domínguez.

Quando a ideia do árbitro de vídeo foi colocada em pauta pela FIFA, o objetivo era garantir que lances irregulares não afetassem o resultado final. Quem acompanhou os jogos da copa viu esse objetivo ser parcialmente atingido. O VAR auxiliou o árbitro em diversos lances difíceis de serem vistos facilmente na velocidade das partidas.

Mas houveram algumas consequências, uma das estatísticas desta copa que mais impressiona é o número de pênaltis marcados: 28. O número recorde foi alcançado graças à intervenção do VAR, mas o interessante é o fato que, na Copa de 2014, apenas 13 pênaltis foram marcados, menos da metade. De fato, em todas as Copas disputadas até hoje, o maior número de pênaltis marcados em uma única competição era 18, fato ocorrido nos anos de 2002, 1998 e 1990.

Quem defende a não utilização do árbitro de vídeo, certamente vê esse aumento como um argumento ao seu favor, afinal de contas, será possível que nossos árbitros cometiam tantos erros nas edições anteriores? Mas quem é a favor vê nos números uma prova da necessidade da utilização da tecnologia. No fim das contas, até o momento não existe um consenso e ambos os lados possuem fortes argumentos ao seu favor.

Até cinco equipes brasileiras podem ser afetadas pelo VAR

O Brasil conta, atualmente, com seis equipes na fase das oitavas de final da competição, Cruzeiro, Flamengo, Santos, Grêmio, Corinthians e Palmeiras. Ocorre um embate entre os mineiros e cariocas, mas os outros times jogam contra equipes de outros países, se classificados, o país pode contar com cinco equipes nas quartas de final, o que significa que essas equipes teriam um novo elemento nos seus jogos.

Quem gosta de apostar nos jogos da Libertadores terá que levar em conta o árbitro de vídeo de agora em diante, uma vez que a Copa do Mundo mostrou o quanto esse elemento pode alterar o resultado das partidas. Na hora de dar um palpite, qualquer mudança tática ou nas regras é algo sensível, que compromete os placares. Se você é uma dessas pessoas, fique esperto na mudança de arbitragem, e então consiga um bônus, por exemplo, no PlayBonds, e com isso você terá mais chances de acertar os resultados da Libertadores, independente das intervenções.

Como o VAR será implementado

Foto: divulgaçãoAs regras de utilização do assistente de vídeo serão as mesmas da Copa do Mundo. O juiz pode pedir ajuda em lances de gols, pênaltis, cartões vermelhos e identificação de jogadores em caso de cartão.

Existem alguns pontos que o VAR poderia melhorar antes da adoção em etapas finais de torneios, justamente para garantir que a tecnologia está realmente pronta. O primeiro é quanto à utilização, na Copa vimos diversos lances que seriam passíveis de intervenção do árbitro de vídeo, mas o mesmo acabou se omitindo e se eximindo da responsabilidade.

A velocidade do sistema também pode ser melhorada, em muitos lances a transmissão de TV conseguia mostrar replays muito mais rapidamente e, em muitos casos, as imagens da transmissão eram mais claras também.

Talvez a FIFA deveria ter feito assim como a Federação Tocantinense de Futebol de Salão e ter oferecido cursos de qualificação e aperfeiçoamento para seus árbitros. Assim a implementação do VAR seria certamente menos polêmica e mais correta.

Fonte: Vanessa Queiroz