Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa: Tocantins tem Mais de 100 Processos em Andamento

Data do post: 16/06/2018 09:03:29 - Visualizações: (729)

Quinze de junho é Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, um marco para lembrar e combater os abusos sofridos todos os dias por pessoas com mais de 60 anos. O Poder Judiciário atua na proteção dos direitos da pessoa idosa e tem mais de 100 processos em andamento em todo o Estado.

Tribunal de Justiça-TOSó em Palmas, o Conselho Municipal do Idoso registra mais de 120 casos por ano de violência física, psicológica, sexual, abandono, negligência e abuso financeiro contra idosos. As agressões praticadas por familiares são as mais recorrentes.

“O Judiciário tem tomado as providências. É registrada uma ocorrência na delegacia de polícia, que marca uma audiência, as partes são chamadas e é feita uma audiência com o propósito de conciliação, ou transação penal, ou se a pessoa infratora não quiser nenhum desses benefícios, vai ser julgada e pode ser condenada”, explica o juiz Gilson Coelho Valadares, titular do Juizado Especial Criminal Central de Palmas.

Casos

A artesã Maria do Socorro Pereira, de 60 anos, conta que acompanhou de perto a violência sofrida pelo pai idoso de uma amiga. “Ela deixava o irmão cuidando do pai, deixava comida, mas o irmão não dava comida para o pai. Ele ficava irritado, porque cuidou dos filhos e quando chegou a vez de ser cuidado, não recebia atenção. Ele parou de comer, parou de beber e dizia que queria morrer. Um dia foi para o hospital, mas não teve jeito, ele faleceu“, lembra.

Mas a violência não acontece só em casa. Está nas ruas, nas filas preferenciais e até mesmo quando alguém ocupa a vaga de um idoso no estacionamento. A dona Venecy Pereira dos Santos, de 70 anos, lembra o desrespeito que sofreu em um transporte coletivo. “Eu estava com muita dor de cabeça e pedi a um rapaz a vaga, que era do idoso, para eu me sentar. Ele disse para mim que lugar de velho é em casa. Eu deveria ter dito que eu sou ele amanhã, que hoje ele faz isso com um idoso e em algum tempo alguém pode fazer o mesmo com ele”, destacou.

Como denunciar

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, nominal ou anônima, de violência contra idosos através do Disque Denúncia 100 ou diretamente nos órgãos de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Confira aqui a matéria veiculada no programa de TV Repórter Justiça.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO