Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Projeto Amigo do Peito Solicita Doações Para Banco de Leite Materno

Data do post: 24/05/2018 13:15:23 - Visualizações: (610)

Visando aumentar o volume de leite materno para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), é desenvolvido, em Palmas, o projeto Bombeiro Amigo do Peito, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e o Banco de Leite Humano (BLH) do hospital, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Corpo de Bombeiros MilitarDurante toda esta semana, Semana Estadual de Doação de Leite Materno, o projeto intensifica suas ações em prol das doações.

Desde que foi implantado, em 2003, o projeto Bombeiro Amigo do Peito, contou, até 2017, com a ajuda de 16.257 mães doadoras. Juntas, somaram 17.534 litros de leite, sendo distribuídos, devido à perda, 12.731 litros, beneficiando assim 11.679 bebês e totalizando 282.186 atendimentos e 37.596 visitas domiciliares.

“Nós entramos em contato com a mãe doadora e marcamos o dia e o horário que seja melhor para que ela faça a doação e ajude outras crianças. Buscamos o leite materno e os frascos para armazená-lo”, explicou a coordenadora do projeto Bombeiro Amigo do Peito, capitã Márcia Marra de Oliveira Santos. Conforme os registros do BLH da Capital, o número de doadoras caiu bastante e conta, atualmente, apenas com 60 mães cadastradas.

Além de Palmas, o Banco de Leite Humano existe também em Araguaína e Gurupi, porém é a equipe dos hospitais que realizam a coleta domiciliar do leite. Já as cidades de Paraíso do Tocantins e Porto Nacional possuem apenas centros de coletas localizados dentro das próprias maternidades. Desta maneira, as mães precisam se dirigir até o local para que seja feita a doação.

Doação

Para se cadastrar como doadora de leite materno ou mesmo doar os frascos para o armazenamento, basta que a pessoa interessada ligue  no número 0800 646 8283, que funciona 24 horas. “Quanto mais leite a mãe doar, mais leite ela produzirá para amamentar o próprio filho. As doadoras assíduas também podem agendar uma consulta com o pediatra dentro do Hospital Dona Regina”, enfatizou a coordenadora do projeto.

Corpo de Bombeiros MilitarApós chegar à residência da doadora, a equipe do Corpo de Bombeiros, composta por um bombeiro e uma enfermeira, explica o passo a passo de como a mãe deve efetivar a retirada do leite, qual o manejo correto e como deve ser armazenado na geladeira. “Na primeira visita, deixamos com a mãe doadora o kit de higiene e o frasco já esterilizado para a doação. O kit contém touca, máscaras e luvas descartáveis, frascos esterilizados e fita de identificação, que são itens necessários para a retirada e o manuseio do leite”, disse a coordenadora, capitã Marra.

Marra explica que a quantidade e periodicidade da doação ficam a cargo da doadora. “Esse leite é entregue no Hospital Dona Regina e passa por um processo de pasteurização para que dure mais tempo e é ofertado para as crianças que se encontram na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] neonatal e que necessitam de leite materno”.

Recipientes 

O projeto também está com carência de frascos para o armazenamento do leite ofertado pelas mães, sendo fundamentais para o acondicionamento correto. “Mesmo sendo utilizados várias vezes, e passando pela devida higienização, alguns frascos acabam sendo perdidos, por isso está em falta. Precisamos que as pessoas doem frascos fabricados em vidros com tampas plásticas, porque as tampas metálicas oxidam e acabam contaminando o leite coletado”, explicou capitã Marra.

Caso não consiga ligar no número 0800 646 8283 para doar o frasco, o doador também pode ligar no número de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar