Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Assistência Social Capacita Gestores e Técnicos do Programa Bolsa Família

Data do post: 22/05/2018 15:00:01 - Visualizações: (877)

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Gerência do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, promove até 30 de maio, no Laboratório de Informática da Setas, das 8 às 14h, as Oficinas sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) e seus aplicativos.

Serão capacitados os gestores do Programa nos municípios e os técnicos dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) de todas as regionais do Estado.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família (PBF), Carmem Vendramini, o Sistema de Gestão do PBF e Sistema de condicionalidades (Sicon) são os principais temas abordados na Oficina, já que são os sistemas informatizados mais utilizados pelos Municípios. “O SIGPBF armazena as orientações e informações direcionadas a gestores municipais do PBF e do CadÚnico, assim como aos coordenadores estaduais. Já o Sicon possibilita o acompanhamento dos compromissos assumidos pelo poder público e pelas famílias beneficiárias nas áreas de Saúde, Educação a Assistência Social”, explicou.

Setas-TOO evento tem o intuito de reforçar o uso desses Sistemas pelas equipes de referência que ainda não o alimentam com todas as informações necessárias. Os 139 municípios tocantinenses participarão da oficina, sendo divididos em 8 turmas.

A técnica do Cras de Angico, no Bico do Papagaio, Madylla Alves Carvalho disse que seu município já aguardava pelo treinamento.  “Nós já estamos trabalhando com estes Sistemas e os estamos alimentando com as informações, agora é aproveitar a capacitação para tirar nossas dúvidas e aprender a explorá-los”,explicou.

Já Ilce Sousa Ramos, gestora do PBF em São Sebastião, disse estar começando a lidar agora com o Sicon. “Ainda estamos engatinhando e esta capacitação vai nos permitir avançar, uma vez que teremos em mãos um melhor controle do acompanhamento das famílias”, afirmou.

As cidades da Regional Norte I foram as primeiras a se capacitarem, sendo elas: Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do TO, Buriti do TO, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento do TO, São Miguel do TO, São Sebastião do TO, Sitio Novo do TO, e Tocantinópolis.

Os demais municípios serão capacitados nos seguintes dias:

Terça-feira, 22 – Regional Norte II

Quarta-feira, 23 – Regional Norte III

Quinta-feira, 24 – Centro-Oeste

Sexta-feira, 25 – Centro-Leste

Segunda-feira, 28 - Sudoeste

Terça-feira, 29 – Sudeste

Quarta-feira, 30 – Palmas e os municípios faltantes.

Fonte: Setas-TO