Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis Promovem Ações em Homenagem ao Dia das Mães

Data do post: 14/05/2018 15:53:25 - Visualizações: (1615)

Nesse domingo, 13 de maio, foi comemorado o Dia das Mães. E com a intenção de celebrar a data, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Academia da Melhor Idade e Unidades Básicas de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), Alto Bonito e, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), promoveu uma programação especial para as mães da comunidade, profissionais da rede pública da saúde municipal e, usuários.

Dirceu Leno“Comemorar esta data especial ao lado das nossas mães alunas da academia, pacientes das unidades e as profissionais que que trabalham duro no dia a dia da rede pública municipal de saúde, é muito gratificante. Promover esses encontros e ao mesmo tempo estarmos unidos, desperta o desejo de trabalharmos com o mesmo propósito, que é colocar em prática a política de humanização, tendo como objetivo oferecer uma saúde de excelência. Portanto, parabéns às nossas mamães, pois elas merecem tudo o que há de melhor”, frisou Jair Aguiar, secretário municipal de Saúde.

Academia da Melhor Idade

A abertura das comemorações aconteceu na quinta-feira (10), na Academia da Melhor Idade, onde o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), composto por profissionais de educação física, nutricionista, psicólogo e, fisioterapeuta, promoveu uma manhã com muitas informações preventivas com foco na hipertensão. Na ocasião, foram realizados atendimentos de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Dirceu LenoA nutricionista Laryssa Pantoja exemplificou para os idosos os cuidados sobre as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. “O número dessas doenças crescem a cada dia, e são consideradas um sério problema para saúde pública, devido o alto índice de mortalidade. É preciso adotar um estilo de vida mais saudável, como alimentação equilibrada, atividades físicas, evitar fumo e bebidas alcoólicas e tomar o medicamento corretamente”, disse a nutricionista.

Outro ponto frisado pela profissional foi sobre o excesso de sódio contido nos alimentos, principalmente os industrializados, considerado pelos pesquisadores como um grande vilão para a hipertensão arterial. A orientação é comer tudo com o menor conteúdo de sódio possível, uma boa pedida é o sal de ervas.

Unidade Básica Policlínica

Pela tarde, as homenagens ocorreram na Policlínica. Com decoração a rigor, a equipe da Unidade Básica de Saúde recebeu as mães e as futuras mamães num clima bastante harmônico e fraterno. Para que o momento ficasse ainda melhor, mensagens de afeto e carinho foram proferidas às homenageadas.

Dirceu LenoA atividade contou com sorteio de brindes, além de um coquetel especialmente preparado para participantes. As enfermeiras Marisa Fontinelle e Rosana Santos e, demais servidores agradeceram a presença de todas, ressaltando a importância de se comemorar o Dia das Mães ao lado das pacientes assistidas pela unidade.

Unidade de Saúde Alto Bonito

Na manhã de sexta-feira (11), foi a vez da equipe da Unidade de Saúde do Alto Bonito fazer o diferencial e promover um encontro especial dedicado às servidoras do posto de saúde. Na oportunidade, a enfermeira Cleide Marília Vieira parabenizou as mães e salientou da importância das ações desenvolvidas em homenagem ao Dia das Mães, pois principia um mecanismo de valorização do servidor público.

Para os que ainda não sabiam da história do Dia das Mães, a enfermeira Priscilla Batista fez uma pequena explanação sobre a data que é comemorada no Brasil, sempre no segundo domingo do mês de maio, de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Os primeiros indícios remontam que as comemorações ao Dia das Mães surgiram na Grécia Antiga.

Caps

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também realizou durante a sexta-feira (11), em uma chácara da cidade, um passeio com as mães e usuários atendidos pela instituição. Os pacientes e toda a equipe comemoraram conjuntamente o Dia das Mães e o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, sendo este último, celebrado dia 18 de maio.

Dirceu LenoDe acordo com a coordenadora, Antônia Pereira, o passeio teve como objetivo proporcionar momento de lazer aos usuários, onde estes puderam sair da rotina e desfrutar de um dia de muita alegria, com atividades recreativas e esportivas.

Rodas de conversas e depoimentos do antes e depois de serem assistidos pelo Caps, também marcaram o dia especial dos usuários, que em meio à natureza tiveram um dia maravilhoso, além de um delicioso almoço confraternal.

O prefeito Paulo Gomes prestigiou o evento e destacou que, a visita em ambientes sociais é importante para o processo de reabilitação dos pacientes. “A equipe da Secretaria de Saúde e do Caps estão de parabéns em promover esses encontros, pois nosso desafio é consolidar os serviços de saúde por meio da atenção, do estímulo, da integração e do apoio diário aos pacientes. Para tanto, atividades como essas são fundamentais para a inclusão daqueles que estão fora da sociedade por algum tipo de transtorno, seja mental ou por vícios”, destacou o prefeito.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis