Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria de Saúde Comemora Dia Mundial da Voz com Atividades Educativas e Preventivas

Data do post: 27/04/2018 16:27:02 - Visualizações: (888)

A Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis, por meio no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e por intermédio da fonoaudióloga do município, Aldacira Sousa, promoveu nas escolas, repartições públicas municipais e Câmara Municipal de Vereadores, atividades e palestras em comemoração ao Dia Mundial da Voz.

Dirceu Leno

Dirceu LenoA ação comemorativa orientou tanto os agentes de saúde e de endemias, quanto os professores, os vereadores e a população em geral, através da Rádio Sucesso FM, sobre os cuidados preventivos em relação à saúde vocal. De acordo com Aldacira Sousa, a celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, haja vista que a maioria da população desconhece os cuidados necessários para manter uma saúde vocal com qualidade.

“O objetivo dessa ação é chamar a atenção das pessoas quanto ao papel da voz no cotidiano, e principalmente daqueles que lidam diariamente com a voz, no caso, os professores, comunicadores, políticos, funcionários públicos, dentre outros. A voz nos permite a comunicação interpessoal, e normalmente as pessoas só se dão conta de sua importância quando ficam roucas, por isso a necessidade de se conhecer alguns cuidados simples que devemos ter com a voz, entre eles, a chamada higiene vocal, pode evitar problemas posteriores”, comenta Aldacira.

O secretário de Saúde, Jair Aguiar reforça sobre a importância da atuação do profissional fonoaudiólogo, visto que na história do município não foram registrados atendimentos nesta área realizados pela Prefeitura. “Temos feito trabalho significativo quando o assunto é saúde pública, e nossa meta é estabelecer um atendimento humanizado e sobretudo, de qualidade para os cidadãos de Tocantinópolis. Portanto, a fonoaudióloga Aldacira tem Dirceu Lenodesenvolvido um trabalho belíssimo, e o dia dedicado a voz ajuda a orientar a população com ações de saúde, bem como no auxílio de encaminhamento adequados de problemas potenciais ou reais concernentes à voz”, destaca.

O encerramento da ação aconteceu nesta quinta-feira, 19, com uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Tocantinópolis. O presidente da Casa de Leis, Zullias Amoury ressaltou que município está de parabéns em dispor de uma profissional voltada para os cuidados da voz dos munícipes. “Tocantinópolis mais uma vez se destaca dos demais municípios da região por trazer e dispor à população uma profissional voltada totalmente para os cuidados da voz. A prevenção é sempre o melhor remédio, e com relação à saúde vocal não é diferente”, ressaltou o parlamentar.

A sessão contou ainda com a presença dos vereadores Joelson Farias, Osvaldo Brito, Pedro Mendes, e Wilson Lima, além dos servidores daquela Casa de Leis. O secretário de Saúde, Jair Aguiar também estive presente.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis