Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Forças de Segurança Realizam Mais Uma Edição do Curso de Agente Comunitário de Segurança e Empossam CONSEG em Palmas

Data do post: 16/04/2018 21:16:57 - Visualizações: (810)

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), por meio da Assessoria de Polícia Comunitária, e a Polícia Militar, através do 6º Batalhão da Polícia Militar, com apoio da 5º Delegacia de Polícia Civil, realizaram, nos dias 12 e 13 de abril, a 46ª Edição do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), na região Sul de Palmas.

Foto: SSP/TOO evento ocorreu no auditório do Resolve Palmas Sul e reuniu aproximadamente 80 pessoas, contando com a presença do Comandante do 6º Batalhão da PM, Maj João Leyde de Souza, Delegado Titular do 5º Distrito Policial, Dr. Evaldo de Oliveira Gomes, do Assessor Estadual de Polícia Comunitária, CAP Thiago Monteiro, lideranças comunitárias, professores, estudantes e comunidade local.

O CACS tem como objetivo capacitar a comunidade para atuar voluntariamente, em parceria com as polícias, no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem estar social, sobretudo por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs). A ação também teve como objetivo aproximar a comunidade local das forças de segurança que atuam na região.

A equipe de palestrantes, composta por policiais militares e civis abordaram temas relacionados à Polícia Comunitária, funções constitucionais das Polícias conforme o artigo 144 da Constituição Federal, comportamento do cidadão quando abordado pela Polícia, prevenção ao uso de drogas, reconhecimento de situações de risco,  abordagem policial e mobilização social.

Foto: SSP/TOOs concluintes receberam da Assessoria de Polícia Comunitária, um certificado de 12 horas/aula, estando aptos a colaborarem com a segurança preventiva em suas respectivas comunidades.

CONSEG Palmas Sul

No encerramento do encontro, foi realizada a solenidade de posse do CONSEG Palmas Sul, sendo que os membros eleitos pela comunidade foram: Presidente, Enoch Alves de Carvalho Neto; Vice-presidente, Gutemberg Vieira Silva ; 1° Secretário, Wesley Maia Guimarães ; 2° Secretário, Flávio Gomes Lima; 1° Tesoureiro, Francisco da Conceição; 2° Tesoureiro, Eduardo de Souza Pinto . O membros nato da PM também foi designado, 1 º Tenente Walber Pereira Lima.

Na ocasião, buscando valorizar a dedicação e o entusiasmo dos cidadãos tocantinenses que, voluntariamente, se empenham nesta nova tarefa em busca de uma maior qualidade de vida, foram homenageados com o diploma do mérito comunitário, os conselheiros comunitários de segurança e os membros natos dos CONSEGS.

Foto: SSP/TOO referido diploma tem por objetivo reconhecer o importante papel dos profissionais de segurança pública e da comunidade cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque nas áreas de promoção da segurança pública preventiva e o consequente fortalecimento da filosofia de polícia comunitária.

O CONSEG é uma ferramenta de participação social em segurança pública, atuando como entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário.

Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com antes públicos e privados.

Fonte: Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins