Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Coordenadores da Secretaria de Saúde de Tocantinópolis Participam da 14ª Reunião Anual de Doença de Chagas e Leishmaniose

Data do post: 20/03/2018 00:46:32 - Visualizações: (1719)

Focados em debater avaliações e metas estratégicas prioritárias para vigilância e controle, coordenadores municipais de combates as endemias de vigilância epidemiologia e coordenadores da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis, participaram da XIV Reunião Anual de Doença de Chagas e Leishmaniose Visceral, em Palmas.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoNo encontro foram apresentadas avaliações das metas relativas às atividades estratégicas prioritárias para vigilância e controle, bem como orientação de forma participativa, a construção do plano de trabalho para a execução das ações de vigilância e controle destas doenças no Tocantins. 

Em cooperação com a Organização Pan Americana (OPAS), foram apresentadas diversas novidades dentro do trabalho que as áreas técnicas já realizavam e novas propostas para esse ano. O treinamento durou dois dias e meio para cada região.

Foto: Dirceu LenoDentro da proposta apresentada foram abordados ainda a orientação participativa, a construção do plano de trabalho para a execução das ações de vigilância e controle das doenças de chagas e leishmanioses no Tocantins. Participaram do evento, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Soares Ribeiro; a coordenadora da Atenção Básica, Elizangela Gomes Sousa de Fernandes; e o supervisor de campo, José Martins da Silva.

Durante o momento, a Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde por meio da Assessoria Técnica da Doença de Chagas, Diretoria de Vigilância Epidemiológica das Doenças Vetoriais e Zoonoses atribui “Menção Honrosa” à Secretaria de Saúde do Município de Tocantinópolis pelo alcance das metas programadas em 2017, relativas às Atividades Estratégicas Prioritárias A1, A2, A3 e A4 do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle da Doença de Chagas.

Foto: Dirceu LenoO servidor Carlos Marinho Pereira, técnico em Laboratório de Entomologia, participou da reunião Anual de Avaliação da Rede de Laboratórios Entomoparasitológico do Estado do Tocantins, e recebeu da Secretaria de Estado da Saúde Laboratório Estadual de Entomologia Médica, “Menção Honrosa” em reconhecimento às suas importantes contribuições no exercício de atividades laboratoriais, controle vetorial e destacada participação em nossa comunidade.

O município de Tocantinópolis se destacou por desenvolver diversas ações focadas nas atividades e estratégias prioritárias como por exemplo, a realização de vigilância ativa para controle dos vetores, através de pesquisa triatomínica em unidades domiciliares programadas; a realização de vigilância passiva para controle dos vetores, através da notificação de insetos suspeitos, feita pela população; realização de controle químico domiciliar e manejo ambiental para controle dos vetores, conforme critérios de seleção; e investigação da transmissão da doença de chagas aguda em todas as unidades domiciliares onde ocorrer captura de triatomíneos infectados por Tripanosoma cruzi.

Foto: Dirceu LenoAo retornar ao município, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Soares Ribeiro reuniu com os Agentes de Endemias e Agentes de Saúde das Unidades de Saúde do Alto Bonito e Ana Vina, onde repassou as informações obtidas na XIV Reunião Anual de Doença de Chagas e Leishmaniose Visceral. “A reunião contribuiu muito para termos maiores informações acerca da prevenção e combate à doença de Chagas. As orientações obtidas no encontro facilitarão a estimular os responsáveis pelos imóveis a adotar os cuidados necessários e executar, durante a visita, medidas de controle indicadas para os problemas encontrados, possíveis de serem reproduzidas pelo responsável em relação aos agravos de Chagas e Leishmaniose”, informou.

 

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis