Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria de Saúde de Tocantinópolis Realiza Atendimentos Odontológicos de Alunos Especiais da Apae

Data do post: 19/03/2018 23:57:17 - Visualizações: (1710)

Com objetivo de promover assistência odontológica através de ações de educação preventiva e curativa aos alunos da Escola Especial Um Passo Diferente, a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis promoveu na última sexta-feira (9), atendimento odontológico com atividades de prevenção e cuidados em saúde bucal aos apaeanos.

Foto: Dirceu LenoO projeto conta com a participação dos odontólogos, Jakellinne Caetano e Diego Lima; e da pediatra Luciana Donola de Camargo Pupio.

Foto: Dirceu LenoDe acordo com a diretora da unidade escolar, Lucionina Maria Rodrigues da Silva, a Escola Especial Um Passo Diferente tem como missão trabalhar a Educação Especial, e dentro dessa premissa, conscientizar os pais e/ou responsáveis, educadores, funcionários, coordenadores e alunos sobre a importância e a necessidade de se preservar a dentição e a boca saudável, além disso visa socializar, integrar e incluir as pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade.

Desse modo, Lucionina destaca que o projeto Promoção da Saúde Bucal: garantindo aos portadores de necessidades especiais o direito de igualdade no acesso aos serviços de saúde bucal tem por objetivo “promover assistência odontológica visando à melhoria da saúde bucal dos nossos alunos e proporcionar uma melhor qualidade de vida, uma vez que o tratamento odontológico pode modificar o perfil dos portadores de necessidades especiais e contribuir para a sua inclusão na sociedade”, informou.

A gestora destaca a importância da parceria entre a Apae e Secretaria Municipal de Saúde e a APAE, na qual proporciona aos alunos um atendimento de qualidade, visto que o processo de triagem com profissionais capacitados, oportuniza uma melhor avaliação, e posteriormente, os alunos são encaminhados para atendimento no Posto de Saúde. “Essa parceria é fundamental e necessária para que haja inclusão”, disse Lucionina.

Foto: Dirceu LenoA odontóloga Jakelinne Caetano Lobo destaca que os alunos da Apae são pacientes que necessitam de atenção e suporte mais priorizados. “O projeto conta o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a Apae, para juntos ampliarmos o contato com as famílias dos alunos, buscando realizar não só o atendimento odontológico, mas também a prevenção através da orientação na higiene bucal. Esperamos assim, garantir uma melhor qualidade de vida a esses alunos”, frisou.

Segundo o secretário de saúde, Jair Aguiar a integração deste serviço e aprendizado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e consequentemente a higiene bucal dos pacientes. “Esta iniciativa trará resultados importantes aos alunos, família e escola, bem como, para a Secretaria de Saúde que objetiva sempre a prevenção de agravos, tendo em vista que a Apae realiza um trabalho de atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual, múltipla e síndromes associadas, com uma saúde muitas vezes vulnerável e com necessidade de um acompanhamento da equipe de saúde”, afirma.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis