Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Tocantinópolis/TO, 5ª CIPM Realiza Curso de Agente de Comunitário Segurança - CACS

Data do post: 14/03/2018 17:37:12 - Visualizações: (1256)

Forças de Segurança Pública realizaram a 44ª Edição do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS) em Tocantinópolis/TO com a presença de Aproximadamente 120 pessoas, dentre as quais o Comando da 5ª CIPM, Maj. Valdemi Silva Reis e o CAP Manoel Filho Pinto de Sousa, e as gerentes do Banco do Brasil Francyella Senger Godoy Buzzy e do Banco da Amazônia, Dalva Fernandes Pereira.

5ª CIPM-Tocantinópolis

5ª CIPM-TocantinópolisA Secretaria de Segurança Pública, por meio da Assessoria de Polícia Comunitária, e a Polícia Militar, por intermédio da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), com apoio da Delegacia Regional de Polícia Civil, realizaram na noite de ontem a 44ª Edição do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS), na cidade de Tocantinópolis.

O Curso ocorreu no auditório do Ministério Público, na segunda e terça-feira, 12 e 13, por meio de uma parceria entre a 5ª CIPM e a Assessoria de Polícia Comunitária - Secretaria da Segurança Pública, onde os moradores da cidade e região tiveram a oportunidade de aprender a cerca da Segurança Pública Preventiva, a importância da interação entre a comunidade e as forças de segurança, como reconhecer atitudes possivelmente suspeitas e outros temas correlacionados com as competências das Polícias.

5ª CIPM-TocantinópolisO CACS tem como objetivo, além de aproximar as forças de segurança da população local, capacitar a comunidade para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem estar social, sobretudo por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG’s).

Na primeira noite foi apresentado um panorama sobre o sistema de Segurança Pública Estadual, pelo Delegado Regional de Tocantinópolis, Dr. Tiago Daniel de Morais. Em seguida o Capitão PM Thiago Monteiro Martins, Assessor de Polícia Comunitária discorreu sobre mobilização social e a importância da participação social para a prevenção criminal, apresentando as Redes Comunitárias de Segurança como uma das estratégias de prevenção. O Tenente Eduardo Rios Ferreira e uma equipe da Força Tática explanaram sobre a importância da abordagem policial para a segurança pública.

5ª CIPM-TocantinópolisNa noite de hoje os trabalhos prosseguiram com uma palestra ministrada pelo Capitão José Luís Cantanhede Coelho – Chefe da Polícia Comunitária da 5ª CIPM, sobre a prevenção ao uso de drogas. Logo após o CAP José Ribamar Maciel Martins discorreu sobre como identificar um potenciar infrator. Enquanto a Escrivão de Polícia Civil discorreu sobre a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEGS).

No final dos trabalhos, foi eleita por aclamação a diretoria provisória do CONSEG de Tocantinópolis, sendo eleita Presidente e Vice-Presidente as senhoras Maria Vani Brito Soares Nogueira e André Luiz Martins Silva foram eleitos ainda como 1º e 2º Paulo Tesoureiro César Ardolya Viana e Marcos Vitor Carneiro Leite, 1º e 2º Secretárias Emília Lima Dinis Otaviano, Cristiane Pereira Silva, respectivamente.

Todos os concluintes do curso receberam certificados de participação e com a inscrição dos participantes, foram arrecadados aproximadamente 200 kg de alimentos que serão doados a famílias carentes do município.

Fonte: 5ª CIPM- Tocantinópolis