Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantinópolis Recebe Prêmio Por Desenvolver Estratégias de Combate à Morte Materna

Data do post: 13/03/2018 14:02:34 - Visualizações: (1736)

Em encontro estadual com o tema “Saúde da Mulher no Tocantins: Apresentando Experiências Exitosas”, realizado na manhã da última quarta-feira (8), no auditório do Palácio do Araguaia, em Palmas, o município de Tocantinópolis teve a oportunidade de apresentar as ações e estratégias de promoção da saúde e do bem-estar das mulheres, tendo como objetivo principal a busca pela redução da mortalidade materna e infantil.

Dirceu LenoRepresentando o município de Tocantinópolis no evento, o enfermeiro André Cruz, destacou que na luta pela vida, as práticas para prevenir mortes maternas por hemorragia, tem sido fundamental na diminuição dos índices de morte materna no mundo e o Estado do Tocantins, em especial a cidade de Tocantinópolis tem se destacado nessa luta árdua.

O Tocantins é considerado pelo Ministério da Saúde (MS), como estado prioritário em termos de morte materna, tendo a hemorragia e a hipertensão como causas principais. Em razão disso, a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou em 2017 treinamento estadual Zero Morte Materna por Hemorragia que teve a presença de vários profissionais enfermeiros e médicos, ficando o desafio de todas as maternidades realizar treinamento a nível local, e o Hospital Municipal José Saboia de Tocantinópolis fez seu papel e realizou treinamento para a equipe onde foi intermediado pelo enfermeiro André Cruz.

Dirceu LenoO Estado do Tocantins foi o pioneiro no Brasil na implementação da estratégia. Nesse sentido, o município de Tocantinópolis recebeu da Secretaria Estadual da Saúde um dispositivo que combate a hemorragia uterina, o TAM (Traje Antichoque Não Pneumático).

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Tocantins aproveitou para homenagear os profissionais e maternidades que foram destaque estadual no Zero Morte Materna. E por apresentar bons resultados, o município de Tocantinópolis não ficou de fora da premiação, onde na ocasião o enfermeiro André Cruz Morais da Silva recebeu o mérito e foi contemplado com o jaleco destaque estadual, pelo trabalho desenvolvido no município.

André Cruz destaca que receber o mérito de destaque estadual na luta pela vida mostra o seu compromisso de estar à frente da Coordenação de Enfermagem do Hospital Municipal José Sabóia. “Esse prêmio não é só meu mais também de toda a equipe. Agradeço ao prefeito Paulo Gomes pela confiança, ao secretário Jair Aguiar por me apoiar em todas as ações que desenvolvo no Município. Essa valorização que nos foi dada é apenas um início de muito que ainda quero fazer para o bem da nossa população”, pontuou o enfermeiro.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis