Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Criança Indígena de Apenas 09 Meses é Salva Graças ao Respirador Mecânico Recém Adquirido Pela Secretaria de Saúde de Tocantinópolis

Data do post: 23/02/2018 15:31:09 - Visualizações: (3754)

Patrícia Max Almeida Apinaje, uma bebê de apenas 9 meses moradora da Aldeia Bonito, localizada na terra indígena apinajé na Zona Rural do município de Tocantinópolis, chegou na UPA com a saúde muito debilitada, precisando ser transferida urgente para um leito de UTI.

Semus TocantinópolisSemus TocantinópolisDiante da situação crítica de saúde da criança, rapidamente a equipe da secretaria municipal de saúde procurou vagas em leito de UTI em hospitais fora do município, porém, não encontraram nenhum disponível no Estado do Tocantins, e como a criança se encontrava em situação crítica com um quadro clínico de diarreia a 3 dias e profunda desnutrição, além de um quadro inicial de dispneia (Cansaço), vindo a entrar num quadro de insuficiência respiratória a equipe de atendimento da UPA passaram a fazer atendimento avançado com a paciente, acionando a pediatra do município Drª Luciana que rapidamente intubou a pequena Patrícia no respirador mecânico recém adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde conseguindo manter a criança viva, que passou a receber cuidados intensivos na própria Unidade por cerca de 15 horas até quando conseguiram a transferência para uma UTI na cidade de Imperatriz (MA).

Com a vaga no leito de UTI garantido na cidade maranhense, a Ambulância UTI Móvel que também foi adquirida recentemente no município fez seu primeiro transporte com paciente em estado grave, tal ação foi realizada com o acompanhamento da pediatra Drª Luciana juntamente com o enfermeiro André Cruz sob a supervisão da técnica de enfermagem do Polo Indígena de pré-nome Sônia.

O transporte da criança indígena foi feito até a Base do SAMU de Porto Franco (MA), que deu todo apoio e fizeram a remoção da paciente até o hospital Socorrão em Imperatriz (MA)., onde está sendo bem cuidada neste momento.

Mesmo estando em viagem, o prefeito Paulo Gomes que se encontra em Brasília (DF), em busca de mais recursos para o município, acompanhou toda a movimentação e estado de saúde da criança indígena, onde  a todo momento recebia informações dos procedimentos feitos para salvar a vida da pequena Patrícia. Por telefone Paulo Gomes disse que a intenção da gestão dele é aparelhar cada vez mais a saúde de Tocantinópolis. "Tanto eu, como também o secretário de Saúde Jair Aguiar que recebe a maioria das demandas nesta área, estamos empenhados em cuidar bem da saúde dos Tocantinopolinos e também dos munícipes das  cidades vizinhas que frequentemente são bem atendidos em nossa cidade. Quer queiram ou não, Tocantinópolis é um mini hospital regional, não podemos deixar de atender pessoas doentes sejam de onde forem, por isso temos a necessidade de aparelhar cada vez mais nosso hospital e a UPA,  é um compromisso que não vou abrir mão durante essa gestão". Disse o prefeito por celular.

O Secretário municipal de Saúde Jair Aguiar que está em Palmas relatou que ficou muito apreensivo com a situação de não encontrarem leito de UTI para a menor, porém, Jair disse que estava consciente de que a equipe faria o possível para mantê-la viva e que o uso do respirador mecânico  foi fundamental para que todos obtivessem o sucesso no atendimento. "Nossa equipe de profissionais não mediram esforços e fizeram o que deveria ser feito, conseguimos evitar mais uma morte de criança, isso mostra que a saúde de Tocantinópolis vem melhorando a cada dia que passa. Na terça feira (20), conseguimos retirar um corpo estranho de uma criança de  05 anos na própria UPA, em mais um caso que precisaria ser encaminhado para hospitais da região. No outro dia, ou seja, na quarta feira (21), foi feita a retirada de uma espinha de peixe da orofaringe de um adulto em um procedimento que demorou meros 5 minutos, evitamos duas viagens a Palmas em dois dias, não posso deixar de  citar que os procedimentos também foram feitos por nossa pediatra Drª Luciana que ajudou a reduzir custos e o desgaste da viagem aos pacientes atendidos". Ressaltou o secretário.  

Vale ressaltar nessa empreitada que a gestão de Paulo Gomes vem seguindo, o trabalho da Secretária de Assistência Social que também é vice-prefeita do município Eleny Araújo, que vem trabalhando juntamente com sua equipe em consonância com a secretaria de saúde, sempre localizando e ajudando as pessoas que periodicamente procuram a assistência social com algum problema assistencial e que por ventura sofrem com algum problema de saúde, no qual a secretária deu ordens para que imediatamente se acione a secretaria de saúde para que juntos possam resolver o problema do usuário dos serviços.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Tocantinópolis