Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Senar e Prefeitura Ofertam Cursos e Exames Preventivos Para População de Tocantinópolis

Data do post: 03/02/2018 04:25:50 - Visualizações: (1549)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio da Escola da Terra, em parceria com a Prefeitura de Tocantinópolis e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social ofertaram de 25 a 29 de janeiro, cursos de Aplicação de Agrotóxicos, e Planejamento, Higiene e Conservação de Alimentos, para agentes de endemias, cozinheiras e merendeiras. Mais de 460 pessoas já foram certificadas no município de Tocantinópolis.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoO curso de Aplicação de Agrotóxicos tem o objetivo de capacitar os participantes a procederem à aplicação de agrotóxicos com equipamento de pulverização auto propelido, de forma precisa e consciente. Os participantes receberam noções de apresentação e manuseio do equipamento; cuidados gerais na pulverização; calibragem; produtos usados; revisão e lavagem do pulverizador; manutenção do pulverizador; preparação correta e segura para aplicação de agrotóxicos e uso correto dos EPI’s.

Foto: Dirceu LenoJá as merendeiras atuantes nas escolas e no CRAS, bem como as cozinheiras que desempenham suas funções no Hospital Municipal José Sabóia foram capacitadas quanto ao planejamento, higienização e conservação de alimentos. Durante o treinamento, as cursistas aprenderam sobre alimentação e saúde; seleção dos alimentos/educação do consumidor; educação ambiental; higiene do ambiente, equipamentos, utensílios, alimentos e pessoal; conservação dos alimentos (calor, frio, salga, açúcar, fermentação, acidificação); armazenamento adequado dos alimentos; preparo dos alimentos utilizando técnicas de conservação; noções de administração de recursos; organização comunitária e economia familiar.

Foto: Dirceu LenoA cerimônia de certificação dos cursistas contou com a presença da senadora e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, Kátia Abreu; do prefeito Paulo Gomes; do secretário de Saúde, Jair Aguiar; da secretária de Educação, Cristiane de Oliveira; da secretária de Assistência Social, Eleny Araújo; do presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis, Gilmar Gonçalves; e demais servidores do município.

A presidente Kátia Abreu, destacou que a conclusão desses cursos é de suma importância, não só para o conhecimento adquirido, mas para complementar a renda da família. “Eu fico muito entusiasmada com a realização desses cursos, por que sei que nós do Senar, estamos oferecendo uma oportunidade de vocês aumentarem a renda de suas famílias”, disse.

Foto: Dirceu LenoExames PSA e Colo do Útero

A parceria entre as instituições tornou possível ainda a realização de exames preventivos de citopatológicos e PSA – Antígeno Prostático Especifico. De acordo com o secretário de Saúde, a ação realizada na terça-feira (30), no espaço cultural da Beira Rio, foi grande valia, pois além de ser preventiva, oportuniza uma melhor saúde à população. “A realização dos exames de prevenção, para homens e mulheres, é de suma importância para a saúde pública. Haja vista, que a identificação em tempo oportuno, tanto do câncer de próstata quanto de colo de útero, representa maior chance de tratamento, cura e sobrevida para as pessoas”, disse Jair Aguiar.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis