Após Intervenção da Defensoria Pública, Serviço de Rouparia Está Sendo Normalizado no HGP

Data do post: 18/01/2018 02:32:45 - Visualizações: (601)    Imprimir

Após atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), os tecidos de rouparia da lavanderia do Hospital Geral de Palmas estão sendo regularizados.

Foto: divulgaçãoEm vistoria da DPE-TO na segunda-feira, 15, realizada pelo defensor público Felipe Cury, coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), foi constatado a melhoria no fornecimento dos tecidos na unidade hospitalar. 

Na ocasião, responsáveis pela lavanderia informaram que os tecidos estão sendo fornecidos, atualmente, para a produção de lençóis, roupas e campos cirúrgicos. O quantitativo atual de tecidos ainda não é suficiente para abastecer o hospital, mas que estão regularizando o fornecimento gradativamente. 

O problema da falta de rouparia no Hospital Geral de Palmas foi identificado em vistoria do Nusa ainda no início do mês de março de 2017. Na ocasião, identificou-se que a falta do material prejudicava a realização de cirurgias, como de pacientes da ortopedia e até da sala vermelha.

Com isso, o Nusa encaminhou à Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) uma recomendação para que o fornecimento dos tecidos fosse regularizado. Posteriormente, tendo em vista que o problema não foi sanado, ajuizou Ação Civil Pública e obteve decisão liminar que determinou que, no prazo de sete dias, o governo do Estado fornecesse os lençóis e outros itens de rouparia para todos os setores dos hospitais públicos no Tocantins.

A Ação é assinada pelos defensores públicos Felipe Cury, coordenador do Nusa, e Arthur Luiz Pádua Marques, da 30ª Defensoria Pública da Saúde.

Histórico

22/05/2017 – Recomendação para regularizar o fornecimento de tecidos nos hospitais públicos do estado

20/10/201 – Ação judicial solicitando a regularização da falta de rouparias

26/10/17 – Decisão judicial com o prazo de sete dias para a regularização

Fonte: Cinthia Abreu/Ascom DPE

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Tocantinópolis Registra o Segundo Homicídio do Ano de 2019

Foto da notícia

Data: 20/01/2019 11:33:13 - Visualizações: 3842

Notícias Relacionadas

19/01/2019
Aulas da Rede Municipal de Gurupi Iniciam na Segunda-feira (21)

18/01/2019
Justiça Avaliará Impactos Ambientais de Barragens na Bacia do Rio Formoso

18/01/2019
Polícia Civil Aprende Drogas, Arma de Fogo e Prende Dois Traficantes

18/01/2019
Município de Pium é Orientado Pelo MPE a Observar Normas Legais Para a Eutanásia de Animais

18/01/2019
Forças de Segurança Estaduais Iniciam Série de Reuniões em Prol da Segurança Pública no Tocantins

18/01/2019
Homem Encontrado com 25 Pedras de Crack é Condenado a Sete Anos

Todas as Notícias