Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Secretaria Municipal de Saúde Comemora Dia do Fonoaudiólogo em Tocantinópolis

Data do post: 21/12/2017 20:29:53 - Visualizações: (1468)

No calendário da Saúde, uma das datas de destaque no mês de dezembro é o “Dia do Fonoaudiólogo”. 

Dirceu LenoDurante todo o mês, a Prefeitura de Tocantinópolis, por intermédio da Secretária Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) promoveram uma série de ações, incluindo interações com a comunidade e profissionais das Unidades Básicas do Município.

Com o tema: “Fonoaudiólogo: o que é importante saber”, a atuação realizada teve como objetivo de disseminar a importância dos cuidados com a voz em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso, trabalhando fortemente na prevenção de doenças vocais e nos cuidados específicos em cada fase da vida.

O secretário municipal de Saúde, Jair Aguiar ressalta que o trabalho desenvolvido pela fonoaudióloga, Aldacira Sousa, tem sido de grande relevância para a saúde do município. “Fiquei surpreso ao conhecer um pouco mais desta profissão e saber das possibilidades de atuação do profissional de Fonoaudiologia, que pode atender a públicos variados e até mesmo Dirceu Lenoefetuar a liberação de alimentação para pacientes que utilizam sondas. Indubitavelmente, o principal trabalho está sendo desenvolvido com a profilaxia (prevenção) e o tratamento eficaz de doenças como a gagueira e distúrbios da fala e audição, sobretudo nas crianças”, destacou o secretário, informando que a descoberta e o cuidado precoces da gagueira ou problemas auditivos, por exemplo, podem contribuir para que as pessoas tenham vida plenamente normal.

A atuação da fonoaudióloga é ampla e de grande importância no processo educacional e saúde pública. Além do acompanhamento com os alunos, são realizados trabalhos com os educadores, no sentido de utilizar técnicas que os auxiliem de uma maneira diferenciada na prática.

“Os trabalhos direcionados tanto para alunos quanto para professores, profissionais da saúde e população como um todo, resultam em melhorias significavas em relação a voz. As consultas se direcionam em assessoria e orientações às equipes pedagógicas sobre os métodos e técnicas a serem utilizadas. Na área da consultoria, esclarecemos aos Dirceu Lenoprofissionais, quanto ao surgimento de problemas relativos a área da fonoaudiologia. Nos Postos de Saúde, os atendimentos consistiram em saúde pública que enquadra anamnese, avaliação e terapias”, destacou Aldacira Sousa frisando que ficou grata pela receptividade recebida e pelos trabalhos desenvolvidos no município.

Dia do Fonoaudiólogo

O dia 9 de dezembro marca o Dia do Fonoaudiólogo. De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, a profissão “é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição”.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis