Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Vereadores de Cachoeirinha (TO) Votam Nesta Terça (12), Contas Consolidadas de 2014 do Ex-prefeito Erisvaldo Resplandes, o Preto

Data do post: 12/12/2017 17:02:06 - Visualizações: (1927)

Dos nove,  pelo menos três camaristas já se pronunciaram a favor do ex-gestor, sendo que um deles alegou que não houve prejuízo aos cofres públicos, e que alguns camaristas estariam votando a favor do parecer do TCE por perseguição política.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoErisvaldo Resplandes de Araújo, o "Preto", está na berlinda por causa da recomendação feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins que  através do  Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho,  recomendou que fossem rejeitados os balancetes do ano de 2014 da prestação de contas da prefeitura municipal de Cachoeirinha.

Com a chegada do pedido de rejeição na câmara, uma comissão foi criada, tendo como relator o  vereador Edivaldo Gomes Marques, que após analisar o relatório, também concordou com o parecer do TCE e assim, seguindo os tramites legais, o presidente da câmara Nazi Neto Pires Cirqueira marcou  uma sessão para que o ex-prefeito pudesse apresentar defesa formal.

O ex-gestor se manifestou quanto ao parecer protocolando documentos de defesa na sessão desta ultima Segunda feira (11), porém, Erisvaldo não quis fazer a defesa verbal, apenas entregou os documentos, posou pra fotos e deixou o plenário. Após sua Foto: Dirceu Lenosaída, o presidente da casa de leis Nazi Neto Pires solicitou que o secretário da mesa diretora da câmara Edivaldo Gomes fizesse a leitura dos documentos de defesa apresentados pelo ex-gestor.

Depois da leitura foi dada oportunidade para que os camaristas se manifestassem, sendo que o primeiro a discursar foi o vereador Ranniery Miranda que em sua fala disse que os vereadores não julgam, quem julga é o TCE, e os vereadores apenas votam a favor ou não do parecer. Ranniery expos ainda que o prefeito fez muito bem sua defesa, mas, o camarista não deu sua posição se está favorável ou não ao parecer do relator Edivaldo e do TCE.

Foto: Dirceu LenoNa sequencia foi a fez do vereador Dilson Ribeiro que no discurso disse estar muito convicto que o que realmente aconteceu foram apenas falhas nos envios das remessas ao Sicap. "Como eu já tinha manifestado no parecer do relatório do relator Edivaldo Gomes, eu vou continuar adiantando que vou continuar votando pela aprovação dos balancetes do ex-prefeito Erisvaldo Resplandes".   Se posicionou Dilson.

Em sua rápida fala, o camarista Antonio Cleudes Reis Alencar disse que ouviu com bastante atenção os argumentos da defesa mais que iria se manifestar quanto a seu posicionamento apenas na sessão do dia seguinte quando vai acontecer a votação final.

Foto: Dirceu LenoJosé Gomes de Freitas falou na sequencia onde disse que na primeira votação foi a favor do relatório do TCE e após a defesa protocolada pelo ex-gestor, ele iria passar a terça feira (12), examinando a documentação apresentada por Erisvaldo para ver a justificativa dada por ele e assim novamente se manifestar quanto a sua decisão final.

Osias Gomes, um dos que se mostrou a favor da aprovação das contas do ex-prefeito, disse na sessão desta segunda feira que já adiantaria o seu voto. "Eu quero falar presidente que vou adiantar também o meu voto a favor da  aprovação, assim como eu votei contra o relatório do relator, e  como eu comentei, eu peço espaço nesta questão das contas a serem julgadas do ex-prefeito Preto Erisvaldo Resplandes. Eu vi o seu empenho, vi o empenho de sua equipe, o seu esforço com a aplicação dos recursos desse município de Cachoeirinha para desenvolver as suas ações, então, assim como eu votei contra o relator eu vou votar a favor da aprovação amanhã, consciente que foi feito o que era pra ser feito desde aquele ano de 2014".   Decidiu.

Foto: Dirceu LenoA única representante feminina naquela casa de leis, a vereadora Apoliana da Silva Sousa Ferreira disse em seu discurso que esse "caso", das contas do ex-prefeito Erisvaldo não está concreta pois se ver várias divergências até mesmos entre os próprios vereadores. "Todo mundo sabe que o Preto entrou com recurso e estamos analisando também a defesa dele hoje aqui cujo primeiro secretário leu", comentou a camarista que dando sequencia disse que continua com o mesmo pensamento e a mesma convicção do início. "Irei votar também a favor do Preto, porque a gente sabe das divergências que já foram exclamados aqui por todos e falta de que? Como o vereador Dilson falou, de apresentar nos tempo hábeis a sua defesa, somente isso, e a gente tem que analisar como eu falei, não somente a parte técnica como foi citado aqui, analisar a gestão em si, o desenvolvimento que teve, o avanço que teve, e a gente tem que analisar tudo isso". Justificou sua escolha Apoliana. Assista ao discurso da vereadora no vídeo abaixo:

Foto: Dirceu LenoGersom Marinho Pereira discursou na sequência onde rapidamente disse que conforme o parecer da comissão que analisa as contas rejeitadas do ex-prefeito do ano de 2014 feita pelo relator Edivaldo Gomes que segundo ele fez várias colocações, mais ele terá que analisar novamente para poder dar o seu voto final, e conforme seja ele irá analisar tudo para poder apresentar seu voto.  

O ultimo discurso da noite ficou por conta do relator da comissão que analisa o parecer do TCE, vereador Edivaldo Gomes Marques que logo no início disse: "Já apresentei meu relatório, quero agradecer mais uma vez os nobres pares que entenderam e votaram a favor do meu relatório, que foi feito com bastante responsabilidade baseado em informações técnicas de pessoas que entendem da aplicação dos recursos, que é o Tribunal de Contas que nada mais é do que o principal parceiro das câmaras". Ressaltou Marques que relembrou um trecho da fala do vereador Dilson Ribeiro ao usar a frase "Voto Politiqueiro", voltando a citar o TCE. "Porque que  o Tribunal de Contas é um órgão que auxilia as câmaras? Porque a maioria Foto: Dirceu Lenodos parlamentares não tem o verdadeiro conhecimento técnico, então o Tribunal de Contas os auxilia. E eu digo,  que aquele parlamentar que não votar de acordo com o relatório que foi feito baseado dentro das informações prestadas pelo Tribunal de Contas que são especializados em análises, realmente está dando um voto politiqueiro e sem conhecimento, porque dizem que a morte do homem começa no instante que ele desiste de aprender". Pontuou.

Edivaldo falou ainda que sempre dá o seu voto não pela emoção, mais sim pelas razões. "Eu gostaria de estar aqui hoje, de ter feito o relatório pela aprovação das contas, era o meu prazer, nasci e praticamente me criei nesse município, todo mundo é amigo, e eu sei senhor presidente que todos que estão aqui no plenário assistindo, onde estão querendo ver a opinião de cada parlamentar mais o que está em jogo é o nosso município e a nossa decisão no julgamento dessas contas vai servir de exemplo pros gestores atuais e futuros gestores que estão vindo por aí, que devem aprender a aplicar os recursos com responsabilidade". Alertou Edivaldo que relembrou que o tribunal de contas já havia recebido também a defesa do ex-prefeito e mesmo assim recomendou pela reprovação por unanimidade.

Foto: Dirceu LenoGomes declarou que na defesa que ele leu no plenário existem elementos que visam apenas confundir seus colegas vereadores, e na decisão final do TCE está pedindo pela rejeição e não pela aprovação. "Vejo na defesa do ex-gestor simplesmente querer confundir a cabeça de alguns parlamentares aqui dessa casa. Quero mais uma vez parabenizar nosso presidente pela agilidade no andamento do julgamento dessas contas referentes a 2014. Peço aos nobres colegas que analisem com carinho, olhem com carinho porque o que está em jogo aqui é o nosso município, já perdemos muito por causa de irresponsabilidade de gestores que já passaram por esta casa, e isso vai servir de exemplo para quem estar atualmente exercendo o comando do nosso município e futuramente os que vem".  Alertou Edivaldo.

A decisão sobre o futuro político do ex-prefeito Erisvaldo Resplandes o "Preto", sai hoje na sessão que acontecerá as 19 horas onde os vereadores irão decidir se acompanham o relatório do TCE ou se acatam a defesa apresentada por Erisvaldo.

Assista a sessão completa no vídeo abaixo:

Fonte: Redação do Tocnoticias