Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Equipe do Programa Criança Feliz de Tocantinópolis Recebe Capacitação

Data do post: 11/12/2017 16:30:36 - Visualizações: (1774)

A coordenadora e supervisora do Programa Criança Feliz, Verônica Rufino de Macedo, representou o município de Tocantinópolis, de 6 a 8 de dezembro, em Palmas, na segunda etapa da Capacitação do Programa Criança Feliz (PCF). 

Dirceu LenoA qualificação teve objetivo de discutir a metodologia do planejamento e realização da visita domiciliar adotada pelo Programa “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC)”.

A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem apoiado a execução do Programa Criança Feliz em todas as suas etapas do município, por entender que a eficiência e perspectiva de bons resultados, representam uma Gestão Municipal que valoriza seus profissionais e incentiva a estarem preparados tecnicamente, na prestação de serviços públicos de qualidade a todos os munícipes.

De acordo com a coordenadora, a capacitação do Programa Criança Feliz veio agregar mais conhecimentos sobre a metodologia utilizada nas visitas domiciliares que é o CDC “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança”. “O encontro além de contribuir com o aperfeiçoamento da efetividade do PCF, também serviu para que os coordenadores e supervisores trocassem experiências sobre as visitas domiciliares realizadas com o público atendido pelo programa”, disse Verônica Macedo.

Além de Tocantinópolis, a capacitação ministrada pela equipe de multiplicadores estaduais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), atendeu outros municípios do Estado, 41 no total. Ao longo do treinamento, os municípios se dividiram em quatro turmas para que a capacitação de carga horária de 20 horas fosse possível.

Dirceu LenoSegundo coordenadora estadual do Programa, Katilvânia Guedes, a ação foi necessária para que os conteúdos sejam ministrados com qualidade. “Montamos um cronograma e distribuímos cerca de 10 cidades em cada uma das quatro turmas. Com a realização de duas turmas por dia, vamos fechar a semana contemplando neste treinamento 41 municípios”, destaca.

O treinamento incluiu atividades de análise, discussão e orientação acerca do planejamento do trabalho no âmbito do Programa Criança Feliz nos municípios, contribuindo para o aperfeiçoamento da equipe de referência do PCF junto às famílias e às crianças na primeira infância, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 70 pessoas, entre coordenadores e supervisores participam da capacitação.

Sobre o Programa

O Programa Criança Feliz tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, sendo seu principal objetivo assegurar as condições para que elas desenvolvam seu pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até 3 anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os 6 anos de idade.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis