Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Utilização de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso Volta a Ser Debatida Nesta Terça-feira

Data do post: 05/12/2017 16:43:55 - Visualizações: (814)

A quarta audiência sobre a Gestão do Alto Nível dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Formoso é realizada, nesta terça-feira (5/12), no município de Lagoa da confusão. 

Tribunal de Justiça-TODando continuidade ao processo de adequação do uso dos recursos hídricos na região, Poder Judiciário, Ministério Público, governo do Estado, Universidade Federal do Tocantins e produtores debaterão o projeto que visa gerir o melhor uso da água nas lavouras irrigadas por meio do confronto de dados entre disponibilidade e demanda.

De acordo com o juiz da comarca de Cristalândia, Wellington Magalhães, durante a audiência será feita uma prestação de contas do que já foi executado em busca de resultados concretos para o desenvolvimento sustentável da região. "A primeira fase do projeto contemplou levantar dados de disponibilidade hídrica e demonstrou as deficiência do sistema de monitoramento das águas. É preciso, e já estamos caminhando nesse sentido, investir em estações distribuídas ao longo de toda bacia que possam fornecer dados de nível e de vazão das águas. A segunda fase contemplou levantar dados de demanda, o quanto de água se capta dos rios, e demonstrou a imperiosa necessidade de controlar o uso da água em tempo real. Essa quarta audiência pública acontece justamente para concluirmos essa fase", explicou o magistrado, destacando ainda os próximos passos do projeto. "As fases de diagnóstico da disponibilidade hídrica, da demanda e da instalação das estações telemétricas já se encontram praticamente finalizadas; ingressaremos em breve na quarta fase do projeto, que trata da revisão de todas as outorgas de uso d'água concedidas aos produtores daquela hidrografia”,  complementou.

Para o magistrado, as audiências são uma maneira de manter o diálogo aberto e construtivo entre os envolvidos. “Estado, produtores rurais, sociedade civil organizada, comunidades indígenas, todos precisam ser ouvidos, manter esse diálogo é o nosso grande primeiro desafio", concluiu.

Acesse aqui o sistema de monitoramento.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO