Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Encontro Estadual da 4ª Conferência +2 de Segurança Alimentar Promove Reflexão e Troca de Experiências

Data do post: 04/12/2017 17:44:54 - Visualizações: (856)

Avaliar o que está sendo feito na política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do Tocantins desde a 4ª Conferência em 2015 e propor uma agenda para o futuro são os principais objetivos do Encontro Estadual da 4ª Conferência +2 de Segurança Alimentar realizado nesta segunda-feira, 4, em Palmas.

Setas-TOPara o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea - TO), Daniel Barbosa dos Santos, o momento é fundamental para pontuar os principais gargalos na execução das propostas colocadas na última Conferência Estadual e buscar, por meio da intersetorialidade, encontrar soluções. “A Segurança Alimentar e Nutricional perpassa várias políticas públicas e precisamos do envolvimento de todos para que as ações sejam efetivas e acessadas por toda a população”, comentou o presidente.

Já a secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patricia do Amaral, ressaltou a importância de dar voz às parcelas antes esquecidas pelas políticas públicas: “Momentos como esse são fundamentais para pensarmos juntos em formas de incluir as parcelas mais vulneráveis da população, como comunidades quilombolas e indígenas. Nós já avançamos com relação ao combate à fome em nosso país, mas precisamos continuar avançando e o debate é fundamental nesse processo”, declarou a gestora.

Cenário Nacional e Estadual de SAN

Setas-TOO primeiro painel do Encontro foi conduzido pela representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Dra. Ana Lúcia Pereira, que expôs a conjuntura de San em nível nacional. “Estamos passando por um momento delicado de retrocessos em importantes conquistas sociais, a exemplo da reforma trabalhista, o congelamento do orçamento em 20 anos, entre outras em andamento que afetam diretamente à segurança alimentar e precisamos discutir isso”, afirmou Ana Lúcia.

A representante do Consea colocou, ainda, a importância do Encontro para o Tocantins que está entre os 14 estados brasileiros a aderirem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e que se empenha na reconstrução do Plano Estadual de SAN.

O presidente do Consea – To, Daniel Barbosa, completou o painel trazendo o contexto estadual e abriu para as contribuições dos participantes, entre eles conselheiros estaduais, delegados tocantinenses que participaram da 5ª Conferência Nacional de SAN, prefeitos e presidentes de Conseas dos municípios que solicitaram a adesão ao Sisan, técnicos e gestores de SAN e entidades da sociedade civil.

Troca de experiências

Setas-TOUma das principais discussões levantadas pela plenária do Encontro se refere às adequações legais que os produtores da agricultura familiar precisam buscar para continuarem vendendo para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Entre elas, está a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) que autoriza à comercialização de produtos de origem animal.

Na ocasião, o prefeito de Ananás, Valber Saraiva de Carvalho, compartilhou a experiência do consórcio formado entre seu município e cidades vizinhas: “Nossa região é formada por muitos municípios pequenos e próximos. Nós temos produção, mas não tínhamos os frigoríficos. Então nos aproximamos e procuramos as soluções e isso tem dado resultado”. Ananás já implantou o SIM e é o único município do Bico do Papagaio, norte do Estado, a ter uma agroindústria de polpa de frutas certificada pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF), uma conquista que aponta saídas para os demais municípios do Tocantins.

O prefeito também falou sobre a importância de participar dos eventos buscando conhecimento e lutando pelas melhorias que os municípios precisam. “Essa é minha primeira gestão e sempre procuro aprender para administrar de acordo com os padrões exigidos. Participar de momentos como esse nos trás segurança e ideias”, comentou o gestor.

Fonte: Setas-TO