Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Palestra com Urologista e Atendimento Médico Marcam Atividades do “Novembro Azul” em Tocantinópolis

Data do post: 30/11/2017 17:50:24 - Visualizações: (1551)

Com o intuito de estimular a população masculina a superar a vergonha em relação ao assunto e cuidar da saúde, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Atenção Psicossocial (Caps), promoveram na noite desta quarta-feira (29), na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte Lazer uma programação especial em alusão à campanha “Novembro Azul”.

Foto: Dirceu LenoSessões de alongamento com a profissional de Educação Física do Nasf, Ana Célia, e apresentações dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e dos “Doutores Mais Sorriso”, antecederam a palestra intitulada “Saúde do Homem”, proferida pelo renomado urologista, Kalieton Ribeiro, da cidade de Imperatriz/MA, que reforçou os cuidados quanto à prevenção de doenças do público masculino, além de orientar as formas corretas de diagnóstico e tratamento com foco no câncer de próstata e de pênis.

Na ocasião, alunos do curso técnico de Farmácia, do CEM Darcy Marinho, também reforçaram a importância da prevenção do câncer de próstata. Houveram ainda consultas médicas promovidas pelas equipes de saúde da família, orientações sobre saúde bucal e combate a dengue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose, além de distribuição e sorteios de brindes. Com as dependências do espaço cultural praticamente lotado, o médico urologista tratou de temas como o câncer da próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum no público masculino depois do câncer de pele, além de outros assuntos relacionados à saúde do homem.

Foto: Dirceu LenoKalielton lembrou que as mulheres estão preocupadas com sua saúde do que os homens, que na maioria das vezes, “por vergonha ou preconceito, o homem deixa de se cuidar, e por consequência, os problemas aparecem quando ele já tem uma certa idade e a situação se agrava, não sendo possível reverter a gravidade da doença”, explicou.

Além do tabu em relação ao exame, outro aspecto relevante é o fato de que a maioria de casos é assintomática. “É diferente de outros tipos de câncer, em que aparece algo no seu corpo, algo que provoca medo e te faz ir ao médico. Em larga maioria, só há sintoma quando já está muito avançado. Cabe ao médico procurar antes que chegue a esse ponto”, afirma Ribeiro.

Sintomas e prevenção

Foto: Dirceu LenoO médico explica também que o tipo mais comum de câncer de próstata é o adenocarcinoma. Na fase inicial da doença, são comumente identificados sangue na urina, dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina e aumento da frequência ao banheiro.

Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula. A função da próstata é a produção de um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

O secretário de Saúde, Jair Aguiar destacou que o evento foi planejado e pensando na população masculina, tendo em vista que o homem desde criança tem sido orientado a ser durão, a ser machão, não chorar, não ir ao médico, mas essas crendices, essas ideologias vêm sendo superadas e rompendo as barreiras do preconceito.

Foto: Dirceu Leno“A expectativa de vida da mulher tem avançado muito e nós não queremos deixar nossas esposas viúvas. Então é importante que o homem cuide da sua saúde, seu maior patrimônio. Nós temos uma rede saúde ampla e muito bem amparada no município. Os homens precisam ir regularmente ao posto de saúde, conversar com seu médico e tirar dúvidas, porque a saúde é o bem mais valioso que temos. Depois que perdemos, não adianta termos recursos, dinheiro ou bens materiais, porque sem saúde nós nada somos, abaixo de Deus. Então vamos cuidar da nossa saúde, e deixar o preconceito de lado”, comentou Jair.

Foto: Dirceu LenoO prefeito Paulo Gomes (PSD), lembrou do ex-deputado Raimundo Moreira, que faleceu em 2015, vítima de câncer de próstata. “Considerado a base e o provedor da família, ele com toda inteligência, conhecedor e com capacidade financeira, mas se considerava imbatível. Ele não teve a prevenção correta, quando ele se sentiu doente é que foi procurar ajuda dos profissionais, mas infelizmente já era tarde. Que os homens se cuidem mais, procurem fazer os exames de prevenção e tratar da saúde. O momento é de prevenção e informação. A Saúde Municipal está com toda equipe preparada para atender o público masculino, pois a prevenção é melhor do que tratar uma doença, mas desde que seja no momento certo, ou seja, no início”, comentou.

Estiveram presentes no evento, a secretária municipal de Assistência Social, Eleny Araújo; de Educação e Cultura, Cristiane Rosa; Administração, Finanças e Meio Ambiente, Delvani Souza; servidores municipais e população em geral.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis