Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Patricia do Amaral Conhece Ponto de Apoio de Economia Solidária de Rio da Conceição

Data do post: 30/11/2017 17:18:51 - Visualizações: (972)

Peças de crochê, bordados, pinturas, móveis feitos com pneus, doces e até fotos dos potenciais turísticos de Rio da Conceição, a 370 km de Palmas, foram apresentados à secretária estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, na tarde desta quarta-feira, 29. 

Setas-TOA gestora esteve no município para conhecer o local onde funcionará o ponto de apoio do Projeto Ecosol Territorial, que já está com 90% das ações concluídas e visa fomentar a Economia Solidária.

A agente de desenvolvimento local de Rio da Conceição, Thamilles Ramos, apresentou os produtos expostos e explicou que com a chegada do Projeto, foi dado um novo ânimo às associações do município. “Tínhamos três associações formalizadas aqui, mas elas não estavam de fato funcionando. Com o Ecosol trouxemos a importância de trabalharmos todos juntos em prol de um único objetivo, que é a geração de renda. Através desta ideia conseguimos reestruturar as associações e criamos o grupo informal, que é capaz de produzir os mais variados tipos de produtos”, comentou.

Foi esse novo ânimo que destacou também a vice-presidente da Setas-TOAssociação Comunitária de Desenvolvimento de Rio da Conceição (ACDRio), Maristela da Silva. “Com a divulgação gerada pelo Ecosol, as pessoas voltaram a acreditar no nosso trabalho. Com uma semana depois de implantado o Projeto, já conseguimos montar mais dois grupos de artesãs e  têm pessoas nos ligando para saber sobre preços e as peças que produzimos”, afirmou ela contando ainda que a ACDRio pretende focar seu trabalho na moda praia.

A intenção da associada não é em vão, já que a cidade é uma das integrantes do complexo turístico das Serras Gerais. Segundo José Neto, proprietário de uma Agência de Turismo Receptivo, o trabalho desenvolvido pelas associações só têm a agregar. “O trabalho de artesanato e da produção de doces, por exemplo, faz parte da cadeia de turismo, pois o turista que chega aqui quer levar uma lembrança e o trabalho realizado por Setas-TOmeio do Ecosol só tem a contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirmou.

Parcerias como estas foi o que destacou a secretária em sua fala: “Não podemos tratar cada produto ou cada associação de forma isolada. Juntos somos mais fortes e vamos conseguir mais. Vendo todos esses produtos aqui hoje, podemos perceber como a comunidade acolheu esta ideia de trabalhar a economia solidária e que estão juntos batalhando por melhoria na renda e na qualidade de vida”, disse.

Em outubro deste ano, o ponto de apoio de Rio da Conceição recebeu os equipamentos para sua instalação, como mesas, cadeiras, arquivos de aço, notebook, nobreak, projetor, máquina fotográfica digital, impressora jato de tinta, cartuchos para impressão, e barraca em estrutura de aço para exposição de produtos.

Fonte: Setas-TO